Caxias do Sul

Falta de medicamentos em Caxias é 'um problema nacional', diz diretor da Secretaria de Saúde

Saúde divulga as datas da Farmácia Itinerante de outubro
Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (23), após diversas reclamações recebidas pela população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) a reportagem do Portal Leouve buscou informações junto a Secretaria Municipal de Saúde(SMS) sobre a falta de medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e farmácias populares.

O diretor geral da pasta, Mario Taddeucci, explica que a Secretaria está ciente da falta de medicamento e estas compras são feitas por licitações. Contudo por conta da pandemia, houve uma impossibilidade de realizar pregões para a reposição, arrastando o prazo de conclusão. Além disso, está falta de medicamentos é um problema a nível nacional, o que gerou a falta de fornecedores disponíveis.

Mario Taddeucci esclarece que alguns medicamentos foram comprados e a licitação foi concluída, os que estão em falta vão ser comprados sem licitação conforme os fornecedores forem encontrados a nível nacional.

Então, enquanto a isto nós temos que fazer uma compra com dispensa de licitação, que já estamos procedendo, mas ainda não conseguimos pra alguns medicamentos que não apareceram fornecedores, nem mesmo com a dispensa de licitação“, ressalta Taddeucci.

Nesta semana , já chegaram alguns medicamentos segundo o diretor, no momento estão passando pela triagem e encaminhado as unidades que estão em falta. Contudo, há outros medicamentos que vão continuar em falta.

Em breve será disponibilizado pela Secretaria de Saúde uma lista com os produtos repostos.