
A Câmara de Vereadores de Farroupilha abriu nesta semana a exposição fotográfica “Agosto Dourado” com registros capturados pelas fotógrafas Cy Rezzadori, Gabriela Peroni e Letícia Spinelli durante o período de amamentação dos bebês.
O mês de Agosto, desde 2015 no Rio Grande do Sul, é instituído por Lei Estadual, como sendo o Agosto Dourado, período para campanhas e incentivo ao aleitamento materno. O projeto ganhou destaque nacional em 2017 tornando-se Lei Federal, e desde 2021, suas ações foram reforçadas em âmbito municipal.
O aleitamento materno é fundamental nos seis primeiros meses de vida da criança, a sua manutenção deve ocorrer até os dois anos de idade. Conforme a Unicef, o aleitamento materno na primeira hora de vida é importante tanto para a nutrição do bebê quanto para a mãe, pois, auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia.
A exposição fotográfica está na recepção do Legislativo farroupilhense com mais de 30 registros que demonstram o vínculo afetivo entre mãe e filho.
MÊS TEM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE SOBRE O TEMA
Para marcar o Agosto Dourado, uma programação especial foi pensada, em uma parceria entre o Gabinete da Primeira-Dama, Coordenadoria da Mulher e Associação Farroupilhense Pró Saúde, para apoio e atenção ao assunto.
Os encontros preveem rodas de conversa sobre amamentação, consultoria do sono, educação menstrual, compartilhamento de informações com nutricionistas e enfermeiras, bem como cuidados gerais com o bebê e com a mãe. Ainda restam poucas vagas abertas para participar das turmas. Interessadas devem contatar a unidade de saúde de referência.
Confira a programação:
– 17/08, quarta-feira, 14h
ESF América
– 18/08, quinta-feira, 9h
ESF Monte Pasqual
– 22/08, segunda-feira, 15h
ESF Cinquentenário
– 23/08, terça-feira, 13:30
ESF Medianeira
– 25/08, quinta-feira
08h – UBS Central
14h Vila Esperança
26/08- sexta-feira, 9h
Burati
29/08 – segunda-feira, 14h
Serviço de Assistência Especializada (SAE), junto ao Centro Especializado em Saúde (CES)