Caxias do Sul

Exposição "As Cores do Axé" ocorre até o final do mês no Museu Municipal de Caxias do Sul

Programação da Umbanda destaca como funciona a religião, com imagens e palestras no local

(Foto: Erikson de Souza/Divulgação)
(Foto: Erikson de Souza/Divulgação)

Ocorre desde o dia 06 de maio e segue até o dia 31 a exposição “As Cores do Axé”, no Museu Municipal de Caxias do Sul. A curadoria é de Pedro Rosa e é promovido pelo Conselho Superior de Umbanda da Serra Gaúcha (CONSUSG).

Erikson de Souza, vice-presidente do CONSUSG, fala sobre o marco para os fieis, devido a esta ser uma exposição inédita na cidade. “Realmente, é um marco para nós, é o primeiro evento de exposição junto ao Museu Municipal, para que a gente possa quebrar alguns paradigmas, como o preconceito e não só isso, mas que as pessoas possam conhecer realmente o que é a Umbanda em Caxias do Sul e que possam respeitar os nossos ritos, respeitar a nossa fé e aquilo que acreditamos”.

O vice-presidente ainda destacou a grande adesão do público à religião na cidade nos últimos anos, lembrando que em 2022 ocorreu a primeira caminhada umbandista em Caxias do Sul.

“Está crescendo muito o movimento umbandista, até mesmo após a caminhada que fizemos no ano passado pela Umbanda, e com esse evento hoje temos um grande público que veio no museu e isso está sendo uma história para Caxias do Sul. Pretendemos continuar com esses eventos mais a frente, para justamente as pessoas entenderem o movimento. Esse evento vai do dia 06 até o dia 31, e fica aberto e exposto para todo o público vim visitar, trazer as escolas, trazer familiares para entender o que é a religião umbanda”.

Erikson finaliza com as datas da programação religiosa no espaço, que fica localizado na rua Visconde de Pelotas, 586, no Centro de Caxias do Sul. “No dia 18 vamos ter palestras para o público, inclusive para professores das redes públicas, que são de ensino religioso, e também para toda a comunidade. No dia 24 também estaremos aqui explanando como funciona a Umbanda, alguns fundamentos e ritos que costumamos fazer em nossos terreiros, e no dia 27 teremos o encerramento, onde convidamos toda a comunidade para se fazer presente”.

Fotos: Erikson de Souza/Reprodução

(Foto: Erikson de Souza/Divulgação)