
Integrando a programação da 20ª Semana Nacional de Museus, o Museu do Imigrante de Bento Gonçalves promove nesta quinta-feira (19), a partir das 19h, a vernissage da mostra “A presença do futebol amador em Bento Gonçalves 1990-2010”. A exposição é o resultado da pesquisa parcial da Sabrina De Lima Gressele.
O esporte como lazer e prática do convívio social está dentro do cotidiano brasileiro há muito tempo e faz parte da cultura do país. Dentro dessa perspectiva, campeonatos de futebol amador acontecem nas mais variadas regiões e cidades brasileiras. Em Bento Gonçalves essa realidade se reflete no interior das memórias da cidade e dos moradores locais e a exposição promove a revisitação a essas lembranças, em um recorte de período em que o esporte estava no ápice na perspectiva de convívio social comunitário, com partidas de futebol que enchiam estádios no interior do município, com rivalidades sadias e com campeonatos que mobilizaram boa parte da população local.
“Cada comunidade tinha seu campo, sua estrutura, sua torcida organizada que faziam as rifas, jantares, contratavam os jogadores. É um sentimento que ia muito além do campo, dos dias dos campeonatos. Era e é uma força comunitária, de projeção daquela localidade”, ressalta Sabrina.
A museóloga Deise Formolo ressalta que a exposição vem preencher uma lacuna na pesquisa sobre o tema, pois trata-se de uma pesquisa de extrema importância para problematização das memórias e histórias ligadas ao futebol amador, e seus consequentes preenchimentos historiográficos.
Serviço
O que: abertura da exposição “A presença do futebol amador em Bento Gonçalves 1990-2010”
Vernissage: 19 de maio
Horário: 19h
Período de visitação: 19 de maio a 19 de julho
Onde: Museu do Imigrante – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto