Nesta terça-feira (30), o Parque de Exposições Assis Brasil receberá o primeiro dia do Fórum do Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos, promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Ainda assim, o evento seguirá durante todo o dia no Tattersall do Cavalo Crioulo, com a participação de delegações oriundas de diversos estados brasileiros.
O Fórum tem como principal objetivo promover a atualização técnico científica das doenças dos equídeos de impacto nacional e internacional. Ainda assim, busca discutir, de forma transversal, as demandas, interesses e vivências da cadeia produtiva da equideocultura nacional. Dessa forma, o evento contará com um público composto por servidores federais e estaduais do serviço veterinário oficial e integrantes da cadeia produtiva
A superintendente do Ministério da Agricultura no Rio Grande do Sul, Helena Rugeri, destacou a importância de este fórum ser realizado no Rio Grande do Sul. “Somos o segundo rebanho de equídeos do Brasil, quase 10% da população equídea está conosco. São 230 mil empregos no país, gerados por esta cadeia produtiva. Esse é momento de revisão de normativas, de se discutir e buscar a melhor saída técnica e econômica”, ressaltou.
“A Expointer é sempre palco de grandes discussões. Acredito que daqui sairá grandes decisões para a equideocultura do Brasil”, complementou a diretora de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Rosane Collares.
O segundo dia do Fórum será realizado na sede da Superintendência Federal, em Porto Alegre.
Fórum do Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos
Confira abaixo o conteúdo programado para o Fórum do Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos;
- Origem, evolução, importância e situação atual da equideocultura mundial;
- O Complexo do Agronegócio dos Equinos no Brasil;
- Caracterização produtiva de equinos e sua importância para a gestão das políticas públicas;
- Mormo em Equinos: uma revisão clínico epidemiológica;
- Avanços no diagnóstico do Mormo no Brasil, Resultados preliminares do Termo de Execução Descentralizada-TED/EMBRAPA/MAPA;
- Fundo Emergencial em Saúde Equina;
- Viroses Respiratórias em Equinos;
- Encefalomielite Virais Equinas, incluindo Febre do Nilo Ocidental;
- Identificação genética por DNA e sua importância na coibição de práticas fraudulentas no PNSE;
- Identificação dos Equinos pelo Aplicativo Resenha Virtual – Experiência do Estado do Mato Grosso do Sul;
- Programa Nacional de Saúde dos Equinos, uma nova abordagem;
- Principal Desafio identificado para a implantação da nova portaria do novo PNSE, no âmbito AIE;
- Considerações e encaminhamentos finais.