Tecnologia

Enorme explosão solar de ‘classe X’ pode ser vista neste 2 de janeiro

Explosão solar de ‘classe X - Foto: NASA’
Explosão solar de ‘classe X - Foto: NASA’

Uma enorme explosão solar de classe X5 foi detectada por satélites em órbita da Terra poucas horas antes do início de 2024. A erupção, a mais potente que o Sol produziu desde 2017, atingiu o pico às 21h55 UTC (16h55 EST) em 31 de dezembro.

A explosão solar está destinada a causar uma tempestade geomagnética na Terra amanhã, 2 de janeiro. Tempestades geomagnéticas são causadas por ejeções de massa coronal (CMEs), que são grandes quantidades de plasma e campo magnético ejetadas do Sol. As CMEs podem causar interrupções em satélites, equipamentos de comunicação e até mesmo redes de energia. Elas também podem ser perigosas para astronautas que orbitam o planeta.

A tempestade geomagnética causada pela explosão solar de classe X5 deve ser de classe G4, que é considerada moderada. No entanto, mesmo tempestades geomagnéticas moderadas podem causar interrupções em satélites e equipamentos de comunicação.

Auroras boreais:

Além das interrupções tecnológicas, as tempestades geomagnéticas também podem causar exibições de auroras boreais, também conhecidas como luzes do norte. As auroras boreais são causadas pela interação entre o campo magnético da Terra e a radiação solar.

A tempestade geomagnética causada pela explosão solar de classe X5 deve ser forte o suficiente para causar auroras boreais visíveis em latitudes mais baixas do que o normal. As auroras boreais podem ser vistas em áreas tão distantes quanto os Estados Unidos, o Reino Unido e até mesmo o Brasil.

Explosão solar de ‘classe X - Foto: NASA’
Explosão solar de ‘classe X – Foto: NASA’

Detalhes sobre explosões solares:

As explosões solares são erupções de radiação eletromagnética na atmosfera do Sol. Elas são causadas ​​por campos magnéticos distorcidos, normalmente acima das manchas solares. As manchas solares são regiões mais frias e escuras da superfície do Sol que se formam quando aglomerados de seu campo magnético emergem das profundezas do Sol.

As explosões solares são classificadas de acordo com a gravidade, sendo classe B, seguida de C, M e X. A classe X é a mais grave, com cada letra representando um aumento de dez vezes na produção de energia.

A explosão solar de classe X5 é um evento significativo que pode ter um impacto significativo na Terra. É importante estar ciente das possíveis consequências da tempestade geomagnética que ela causará e tomar as medidas apropriadas para se proteger.

Clique  aqui para mais notícias