Caxias do Sul

Expectativa é de que até 100 mil pessoas passem nos cemitérios públicos de Caxias do Sul no feriado de Finados

Os dois cemitérios públicos abrirão das 8h às 17h no feriadão de Finados

(Foto: Fabiano Provin)
(Foto: Fabiano Provin)

Os dois Cemitérios Públicos de Caxias do Sul devem receber um público de até 100 mil pessoas na quinta-feira (2/11), Dia de Finados. Caso chova, a estimativa é de que pelo menos 50 mil pessoas passem pelos bairros Marechal Floriano (Público I) e Rosário (Público II). Em ambos os espaços o horário de visitação é das 8h às 17h, diariamente.

O prazo de manutenção de túmulos e jazigos terminou no dia 22 de outubro. O objetivo foi proporcionar os espaços em ordem para os caxienses que visitarão os campos santos para honrar seus entes queridos. A Prefeitura executou um planejamento para facilitar o deslocamento da população.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), responsável pelos Cemitérios Públicos, encaminhou reparos na iluminação e nos muros, bem como retirou entulhos e efetuou podas. O titular da SEMMA, João Uez, complementa que também foram ampliadas, com apoio da Companhia de Desenvolvimento de Caxias (Codeca), ações de varrição, capina e pinturas de calçada e meio-fio. A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) fez manutenções em rotas e vias de ligações aos cemitérios da área urbana e do interior.

A Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU) abriu inscrições e fiscalizará a venda de flores nas proximidades dos cemitérios no feriado de Finados. Os vendedores serão organizados no entorno das áreas, em locais previamente demarcados. A fiscalização da SMU fará a análise dos pontos dos floristas e o comércio será permitido apenas nos dias 2 e 5 de novembro. Servidores da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), da Guarda Municipal e do Serviço Autônomo Municipal de Água e Estogo (SAMAE) também estarão envolvidos no atendimento ao público no feriadão.

No Cemitério Público I, no bairro Marechal Floriano, desde 1901, quando foi aberto, foram realizados mais de 100 mil sepultamentos. Existem 3.800 túmulos particulares, 2.759 gavetas particulares e 5.188 gavetas arrendadas. No Cemitério Público II, no bairro Rosário, existem 186 gavetas particulares, 1.286 gavetas arrendadas e cerca de 2 mil sepultamentos realizados.