Bento Gonçalves

Exclusiva: durante Visita a Bento Gonçalves, Lasier Martins faz críticas ao STF

Imagem: Günther / Grupo RSCOM
Imagem: Günther / Grupo RSCOM


Na última sexta-feira (22), o Senador Lasier Martins (PODEMOS) esteve em Bento Gonçalves para conhecer a Casa de Cultura de Tuiuty, bem como as instalações da UTI e Radiologia do Hospital Tacchini. Na ocasião, a equipe de reportagem esteve na casa de saúde e conseguiu conversar com o político.

Além de falar dos locais em que esteve visitado e tecer elogios a estrutura do Hospital Tacchini, o senador expôs sua opinião a respeito do Supremo Tribunal Federal. Segundo Martins, atualmente o STF é uma instituição ideológica, quando, em origem, não deveria possuir inclinações políticas.

Desde antes de chegar ao Senado, já tinha restrições ao Supremo Tribunal Federal porque, sendo a mais alta corte do Brasil, deveria ser totalmente isenta e imparcial. Um tribunal de Justiça. No entanto, por ser um tribunal aparelhado por uma doutrina política e ideológica, hoje, o Supremo Tribunal Federal é um tribunal ideológico e político. Basta ver que alguns de seus ministros estão indo para eventos lá fora, nos Estados Unidos, como Levandowski e Barroso foram há bem pouco tempo para Austin, no Texas falarem mal do Brasil e participar de um debate que se chamava ‘Como Livrar-se de um Presidente da República?’ E ainda há duas semanas, o outro evento em Boston foram os mesmos ministros em ato nitidamente político.” Afirmou.

O político destacou que pede repetidamente ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para abrir um processo de impeachment contra Alexandre de Moraes. Conforme ele, este é o ministro que mais tem cometido “tropelias e exorbitâncias”.

Eu tenho protestado muito da tribuna e tenho, inclusive repetidamente pedido que o presidente do Senado abra o processo de impeachment pelo menos de um. Aquele que mais tem cometido tropelias exorbitâncias, que é o ministro Alexandre de Moraes, até agora não obteve êxito no pedido mas vou continuar pedindo que isto aconteça.”

Ainda em 2021, Lasier Martins fez um apelo ao senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), para que pautasse a discussão da Proposta de Emenda Constitucional  35/2015, de sua autoria, que modifica a maneira como são escolhidos os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com o senador, o resultado de uma pesquisa feita pelo Paraná Pesquisa mostra que 82% dos brasileiros querem que a escolha dos ministros para uma vaga no Supremo seja feita pelo critério da meritocracia, e não mais pelo modelo atual, com indicação dos presidentes da República.  Para Lasier, essas indicações, atualmente, são feitas “por conveniência, por interesses pessoais e políticos e afinidades partidárias”.