Cidades

Ex-reitor da UCS Evaldo Kuiava é eleito presidente do Corede Serra para 2024-2025

Entidade, que representa 32 municípios, escolheu nova direção em assembleia geral na quinta (14)

Ex-reitor da UCS Evaldo Kuiava é eleito presidente do Corede Serra para 2024-2025
Foto: Cláudia Velho/divulgação

Por aclamação, o professor e filósofo Evaldo Kuiava foi eleito para presidir o Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede Serra) no biênio 2024-2025, durante assembleia geral nesta quinta-feira (14). O ex-reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS) assume o cargo no lugar da economista Monica Mattia. A entidade representa 32 municípios e é responsável por promover a participação de segmentos da sociedade na implementação de políticas de desenvolvimento da região.

Além de Kuiava, foi definido o restante dos integrantes da diretoria executiva — três vice-presidentes, três secretários e três tesoureiros — e conselho fiscal — três titulares e três suplentes — que estarão à frente do Corede Serra. A lista é composta por prefeitos, representantes de universidades, empresários e gestores (confira ao fim da matéria).

Entre as prioridades para o próximo período, o novo presidente cita a intenção de modernizar o estatuto da entidade e otimizar projetos que disputam os recursos de consulta popular em áreas como saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento econômico.

Ele adiantou que dia 4 de abril ocorrerá uma reunião para planejamento e instituição de grupos de trabalho.

“Queremos continuar participando de articulações referentes a temas sensíveis à região. A discussão maior gira em torno das rodovias pedageadas, mas temos também as rodovias não pedageadas para trabalhar, avaliar os contratos e outras possíveis concessões, melhorar a infraestrutura”, disse Kuiava.

Reforçou, ainda, o intuito de promover ações em temas como sustentabilidade, energia renovável e cidades inteligentes, com ênfase para o cuidado humano.

“Nós temos uma região evidentemente próspera economicamente, mas essa prosperidade não é para todos. Temos muita miséria, muitas favelas nas nossas cidades e também temos falta de infraestrutura para muitas comunidades rurais e isso precisa ser integrado. O problema de um é o problema de todos. Então, de fato, o Corede pode ser essa entidade que vai articular as grandes questões para as nossas comunidades“, acrescentou.

Diretoria executiva do Corede Serra 2024-2025

Presidente Evaldo Antonio Kuiava, Professor Filósofo da Universidade de Caxias do Sul
1º Vice-presidente Eléia Righi, Professora Geógrafa da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
2º Vice-presidente Alcione Grazziotin, Prefeito de Nova Prata
3º Vice-presidente Ademir Dallé, Prefeito de Monte Belo do Sul
1º Secretária Mônica Beatriz Mattia, Professora Economista da Universidade de Caxias do Sul
2º Secretário Everson Marangon, Advogado da Fundação Educacional da Região dos Vinhedos
3º Secretário Gilberto Bonatto, Engenheiro Agrônomo da EMATER Regional
1º Tesoureiro Adalmir Borges Antunes, Administrador da Associação dos Administradores da Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul
2º Tesoureiro Mateus Bertolini Sonda, Empresário do Sindicato das Inds. de Mat. Plástico do Nordeste Gaúcho
3º Tesoureira Sibele Pitt Camana, Empresária da Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária de Antônio Prado.