Caxias do Sul

Ex-governador José Ivo Sartori será Cidadão Caxiense

A solene de entrega da honraria ocorre nesta terça-feira (26/09), às 19h, no plenário do Parlamento Municipal

Ex-governador José Ivo Sartori será Cidadão Caxiense
Ex-governador José Ivo Sartori será Cidadão Caxiense

A Câmara Municipal de Caxias do Sul concederá ao ex-governador gaúcho e ex-prefeito José Ivo Sartori/MDB, nesta terça-feira (26/09), às 19h, o título de Cidadão Caxiense. A honraria foi aprovada pela unanimidade do plenário através do decreto legislativo (PDL) 15/2023, idealizado pelo vereador Felipe Gremelmaier/MDB e com assinaturas de mais 21 parlamentares.

A cerimônia ocorre na mesma data em que o Legislativo completa 131 anos de existência. Será aberta ao público e transmitida pela TV Câmara (canal 16 da NET e site www.camaracaxias.rs.gov.br) e pelas redes sociais da Casa.

Sartori nasceu em Farroupilha

Na exposição de motivos da proposição, os autores informam que José Ivo Sartori nasceu na Capela São Valentim, no distrito de São Marcos, em Farroupilha/RS. Foi em 25 de fevereiro de 1948.

Filho de Antônio Silva Sartori e de Elza Josefina Dengo Sartori, aos 13 anos, em 1961, mudou-se para Antônio Prado, onde foi estudar no Colégio São José, pertencente à Congregação das Irmãs de São José. Após a conclusão do Ginásio, em Antônio Prado, no ano de 1966, Sartori se transferiu para Caxias do Sul visando dar sequência aos estudos e ingressou no Seminário Nossa Senhora Aparecida.

Depois de uma breve passagem pelo Seminário Maior de Viamão, retornou para Caxias para cursar Filosofia na Universidade de Caxias do Sul, onde presidiu o Diretório Central de Estudantes (DCE) entre os anos de 1972 e 1975. No mesmo período, iniciou a carreira de educador, lecionando educação religiosa em colégios como São José e Murialdo. Em 1976, casou-se com Maria Helena Sartori, sua colega de faculdade e de militância no movimento estudantil.

Vida política de Sartori

Na política eletiva, Sartori conquistou mandato de vereador (1977-1982) filiado pelo MDB. Com o slogan “Vamos virar o jogo”, elegeu-se deputado estadual em 1982, sendo reeleito por mais quatro mandatos consecutivos. No ano de 1998, presidiu a Assembleia Legislativa do Estado sendo o primeiro representante da cidade na função. Em 2002, elegeu-se deputado federal e foi defensor da reforma do Pacto Federativo, visando à municipalização.

Em 2004, conquistou a eleição municipal como prefeito de Caxias do Sul, reelegendo-se em 2008. Os mandatos foram marcados por obras de grande destaque, como o Viaduto Campo dos Bugres, a Unidade de Pronto Atendimento 24h, a Barragem do Marrecas, asfaltamento no interior e melhorias no acesso ao bairro Fátima Baixo.