Carlos Barbosa

Eventos do Festiqueijo movimentaram Carlos Barbosa no final de semana

Até o momento no festival gastronômico já foram servidos mais de 2,8 mil quilos de queijos

Foto: Felipe Vicari/Grupo RSCOM
Foto: Felipe Vicari/Grupo RSCOM

Os eventos paralelos ao 31º Festiqueijo movimentaram o final de semana em Carlos Barbosa. No sábado ocorreu o Pedal do Festiqueijo. Às 9h, os ciclistas já começaram a se concentrar no município. A largada estava programada para às 13h15, com saída e chegada do Ginásio da ACBF. Os 300 participantes puderam optar por três trajetos pelo interior de Carlos Barbosa: curto com 23 quilômetros; médio com 30 quilômetros e longo com 42 quilômetros.

Foto: Felipe Vicari/Grupo RSCOM
Foto: Felipe Vicari/Grupo RSCOM
Foto: Felipe Vicari/Grupo RSCOM
Foto: Felipe Vicari/Grupo RSCOM

No domingo foi a Olimpíada Colonial, que animou o Parque da Estação, no Centro de Carlos Barbosa. A equipe vencedora foi da Linha 19. Aberta ao público, a atração paralela ao festival gastronômico reuniu centenas de visitantes e também pessoas da comunidade na praça.

A abertura contou com a presença das soberanas do 31º Festiqueijo, que entraram na brincadeira ao participar da Corrida de Carriola. O prefeito Everson Kirch conduziu a Senhorita Festiqueijo, Kelly Cristina Guedes, enquanto o presidente do Festiqueijo, Claúdio Chies, conduziu a Dama de Companhia, Brenda Pagliarini Sartori.

Sete equipes cumpriram oito provas, como Cabo de Guerra, Debulhar o Milho, Prova do Ovo, Transportar o Leite, Cuccagna, Corrida de Carriola, Revezamento de Salame e proporcionaram bons momentos e muitas gargalhadas do público. Para fechar com chave de ouro, aconteceu o Desfile de Carros Alegóricos.

Até o momento no Festiqueijo já foram servidos mais de 2,8 mil quilos de queijos, 775 quilos de galeto, 195 quilos de salsichão e 12,3 mil unidades de pastéis, além de 16,6 mil garrafas de espumantes e 5,7 mil garrafas de vinhos. Neste segundo final de semana, o clima contribuiu para levar 6,8 mil pessoas para prestigiar a farta gastronomia.

Pessoas de todas as regiões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo comparecerem ao Festival, boa parte por meio das 130 excursões até o momento. A estimativa da Secretaria de Desenvolvimento Turístico, Indústria e Comércio é que cerca de 30 mil pessoas circularam pela cidade nos dias 8, 9 e 10 de julho e prestigiaram também as atividades paralelas, como a Vila das Etnias, feira ‘Feito em Barbosa’, o Pedal do Festiqueijo e a Olimpíada Colonial.

O Presidente do 31º Festiqueijo, Cláudio Chies, comemora o recorde de público nos dois primeiros finais de semana. “Estávamos esperando um bom público, mas confesso que eu e os demais integrantes da diretoria ficamos surpresos com o sucesso do Festival. As pessoas estavam ansiosas pelo retorno do Festiqueijo, após dois anos sem sua realização”, observa.

Fábio Rogério Basso, Secretário de Desenvolvimento Turístico, Indústria e Comércio de Carlos Barbos e diretor de Gestão Pública do 31º Festiqueijo, exalta o recorde de público dos dois primeiros finais de semana. “Que bom ver a comunidade e turistas prestigiando esse Festival que foi pensado e organizado com muito carinho para bem receber a todos”, destaca. O Festiqueijo segue até o dia 31 de julho.