Bento Gonçalves

Evento para adoção de animais acontece no dia 30 de abril em Bento Gonçalves

Ação integra o programa de posse responsável do município

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação


Adotar um pet é firmar um compromisso com uma vida. Além de gostar, é preciso ter um olhar constante de atenção e cuidados, e proporcionar um ambiente saudável. Partindo dessa premissa, será realizado no dia 30 de abril o evento “Bento Pet – Venha Adotar um Novo Amigo”. A ação, que será realizada das 9h às 14h, na Via del Vino, tem o objetivo de apresentar os animais que estão para adoção e conscientizar a população sobre a posse responsável.

Os animais que integram a campanha de divulgação do evento foram recolhidos após setor de fiscalização atestar os maus tratos, e serem encaminhados para um lar temporário pelo Conselho Municipal do Bem-Estar Animal (Combea), e estarão para adoção na data, juntamente com outros cães e gatos. “Uma ação importante para que as pessoas tenham acesso aos animais que estão para adoção, e assim, eles consigam um novo lar”, destaca a presidente do Conselho, Daiane Mattos.

A veterinária Rafaela Jornada salienta que boa parte dos animais destinados para a posse responsável são de abandono, e reforça que a adoção deve ser uma ação consciente e responsável. “Primeiramente pense a adoção a curto e longo prazo, pois o animal exige, além de carinho e atenção, um custo permanente, com alimentação e cuidados. Responsabilidade, comprometimento, atenção e amor são requisitos básicos para alguém que procura adotar um animal. Educar e estimular uma postura e um olhar diferente sobre os animais pode diminuir o abandono, promover o bem-estar, reduzir a incidência de zoonoses entre outros tantos benefícios de uma convivência harmoniosa e a criação de laços afetivos com os animais”, explica.

A Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio do programa Bento Pet – Todos Juntos para o Bem-Estar Animal, está reestruturando o setor da causa animal. Estão sendo realizadas castrações em clínicas de Bento Gonçalves, Garibaldi, Farroupilha e Caxias do Sul. Até a segunda metade do mês de abril foram realizados em torno de 890 procedimentos. Ainda, está em andamento a licitação para contratação de empresa para hospedagem de animais em situação de maus-tratos. Após os trâmites para contratação, serão apresentados os critérios para utilização do serviço.

Alguns cuidados básicos para os adotantes:
• Manter o animal adotado em boas condições de abrigo, higiene, alimentação, saúde e sem espaço físico que o possibilite se exercitar e que tenha a liberdade de expressar seu comportamento natural;
• Levar o animal periodicamente ao Médico veterinário para vacinação, vermifugação e qualquer outra possível intercorrência;
• Manter o animal em um local espaçoso com luz e entrada de ar suficiente;
• Dar alimentação adequada diariamente e manter os recipientes de água e comida higienizados e suficientemente cheios;
• Em hipótese alguma tratar o animal com violência física ou psicológica, ou abandoná-lo.

Imagem: Divulgação Bento Pet