Custo de Vida

Estudo aponta diminuição de empregos nas principais cidades da Serra em dezembro

Estudo aponta diminuição de empregos nas principais cidades da Serra em dezembro

Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul (UCS) divulgou a Carta Mensal do Mercado Formal de Trabalho de dezembro de 2020. O estudo demonstra que o mês de dezembro, assim como nos outros anos, foi marcado por contração, ou seja, diminuição de empregos nos principais municípios da Serra Gaúcha.

Onze das quatorze cidades analisadas tiveram desempenho negativo no mês, sendo que Vacaria, Caxias do Sul, Garibaldi e Bento Gonçalves foram as que mais demitiram. Exceto Vacaria, que fechou vagas formais em maior quantidade no setor agropecuário, todas as demais cidades acumularam demissões na indústria.

Bento Gonçalves
Em dezembro, o município de Bento Gonçalves registrou 1,2 mil admitidos e 1,4 mil desligados,
resultando em uma destruição de 181 empregos formais, representando um decréscimo de 0,45% dos postos formais. Dessa forma, a cidade contou com um estoque de 40,1 mil empregos formais. O resultado do mês de dezembro foi motivado, principalmente, pela Indústria, que teve 103 empregos com carteira assinada fechados. Em seguida, a Construção e os Serviços contaram com 31 postos de trabalho encerrados. Nenhum setor obteve mais admissões que demissões.

O acumulado do ano e também os últimos 12 meses manifestaram criação de empregos, com 409
novos postos de trabalho na cidade, um aumento de 1,03% em comparação com o início do ano. A
Indústria foi o principal motivador deste resultado, com 807 empregos criados. Porém, os Serviços
registraram 614 empregos a menos.

Caxias do Sul
No município de Caxias do Sul houve 4,4 mil admissões e 5,1 mil demissões em dezembro, resultando na contração de 713 postos formais de trabalho, representando um decréscimo de 0,48% no nível de empregos em comparação ao mês anterior. Assim, a cidade contou com um estoque de 146,6 mil empregos. O setor que mais induziu ao saldo negativo foi a Indústria, que teve 402 demissões líquidas. Em seguida, os Serviços e a Construção contaram com 167 e 92 empregos fechados, respectivamente. Apesar do resultado negativo do mês, o Comércio apresentou criação de empregos, com geração de 15 postos de trabalho.

Além disso, o acumulado do ano e os últimos 12 meses contaram com 4,1 mil empregos formais
fechados, representando um decréscimo de 2,70% dos postos de trabalho. Tal resultado foi incentivado pelos Serviços, que obteve 1,9 mil empregos encerrados, e pela Indústria, com 1,4 mil demissões.

Farroupilha
Em dezembro houve 707 admitidos e 834 desligados em Farroupilha, resultando em 127 empregos
formais encerrados, representando um decréscimo de 0,52% dos postos de trabalho. Nesse sentido, a cidade contou com um estoque de 24,1 mil empregos com carteira assinada. O saldo negativo deste mês foi motivado, principalmente, pela Indústria, que teve 135 empregos fechados. A Construção foi o segundo setor que mais teve contração de empregos no município, com 26 demissões líquidas. Os Serviços, por outro lado, foram o único setor que criou empregos no mês, com 53 novos empregos.

O acumulado do ano e os últimos 12 meses apresentaram criação de 116 empregos formais, aumento de 0,48% no nível de empregos. Este resultado foi fomentado pela Indústria, que gerou 294 empregos no período. Apesar do resultado positivo, os Serviços foram o setor que mais registrou destruição de empregos, com 169 postos de trabalho encerrados.

Garibaldi
Em dezembro, Garibaldi registrou 474 admitidos e 665 desligados, resultando em 191 empregos
formais encerrados, representando um decréscimo de 1,28% dos postos formais. Dessa forma, a cidade contou com um estoque de 14,7 mil empregos com carteira assinada. O setor que mais influenciou o resultado foi a Indústria, que teve 171 empregos fechados. Somente o setor da Agropecuária apresentou criação de vagas, com 6 postos abertos, marcando um acréscimo de 2,74% no nível de empregos nesse setor.

No acumulado do ano e nos últimos 12 meses os resultados foram positivos, tendo sido influenciados principalmente pela Indústria, que registrou a criação de 327 empregos em 2020. Já o setor da Agropecuária foi o único que registrou mais demissões do que admissões no período, com 1 vaga encerrada.

Vacaria
Em dezembro, Vacaria registrou 705 admitidos e 1,8 mil desligados, resultando na destruição de 1,1
mil empregos formais, representando um decréscimo de 5,79% dos postos. Dessa forma, a cidade contou com um estoque de 17,2 mil empregos com carteira assinada. O setor que mais influenciou o resultado foi a Agropecuária, que teve 998 vínculos encerrados. No período, somente o setor dos Serviços abriu vagas, com a criação de 4 postos.

O acumulado do ano e os últimos 12 meses obtiveram saldo positivo. O somatório do ano foi
fomentado majoritariamente pelo Comércio, que abriu 226 postos, representando um acréscimo de 5,45% no nível de empregos. Nesse período, nenhum setor apresentou desempenho negativo.

O estudo e os dados completos você confere CLICANDO AQUI.