Caxias do Sul

Estudante da rede municipal de Caxias do Sul recebe medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática

Davi Silva de Matos, de 13 anos, foi premiado nesta segunda-feira (5), em Florianópolis

(Foto: Natália Silvestre Soares / Prefeitura de Caxias do Sul)
(Foto: Natália Silvestre Soares / Prefeitura de Caxias do Sul)

Não é a primeira, e provavelmente, não será a última vez que a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Luís Fernando Mazzochi (Professor Nandi), se destaca academicamente. A instituição já vem cultivando há cerca de oito anos uma cultura de busca pela excelência por meio de disputas de conhecimento. E os resultados estão aparecendo na forma clássica dos Jogos Olímpicos: em medalhas.

A escola, situada no Loteamento Parque das Rosas, região do Desvio Rizzo, recebe quase 530 estudantes diariamente, do 1° ao 9º ano do ensino fundamental. Um deles é Davi Silva de Matos, do 7° ano. Nesta segunda-feira (5), ele foi reconhecido em Florianópolis (SC) pelo desempenho na 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada em 2022.

A medalha de ouro que o pupilo das professoras Taís Ferrigo Perazzolo (que o acompanhou ano passado e também será homenageada pela organização da prova) e Franciele Debiasi Menti (que é a “treinadora” do atleta dos números na edição 2023)  passará a ostentar com absoluta timidez significa que Davi atingiu a nota mais alta da categoria em todo o município e está entre os 132 melhores, de mais de 500 competidores, de todo o Brasil.

A coordenadora pedagógica do turno da tarde, Vanessa Girelli Tonet Strehlow, aponta que o resultado obtido pelo estudante não vem só do talento (que é grande).“O Davi sempre foi um excelente aluno, não só em matemática, como em todas as áreas do conhecimento. É bem dedicado, estudioso, está sempre lendo. A família também está sempre bem presente, acompanhando e incentivando seus estudos.”

“Ele já tem uma aptidão natural acima da média e mesmo assim era um dos mais dedicados na oficina preparatória para a Olimpíada. Sempre ficava além do horário para estudar mais”, completa Franciele.

A mãe de Davi, Fátima Lumertz Silva de Matos, enfatiza que Davi sempre foi muito aplicado e que a família nutre grandes expectativas para o futuro.

“Nos esforçamos  muito para guiar ele nesta caminhada, para que ele siga com os valores que acreditamos. Cremos que é apenas o início de muitas conquistas, principalmente pelo seu esforço e dedicação em tudo que faz.”

Fátima e o marido, Adevaldo, estarão na primeira fila da premiação para aplaudir o primogênito em Santa Catarina.

Davi, pela conquista na olimpíada matemática, está agora participando do Programa de Iniciação Científica Jr (PIC), ofertado pela organização  para alunos premiados da OBMEP. A iniciativa tem o propósito de incentivar o contato dos menores no ramo da matemática, ampliando o seu conhecimento científico e os preparando para um futuro desempenho profissional e acadêmico. Pela participação no programa, Davi recebe um incentivo financeiro mensal concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ou seja, a porta da pesquisa já foi aberta para o aluno da rede municipal de Caxias do Sul.

Para os estudantes ganhadores da prata e bronze na OBMEP, haverá uma cerimônia regional de premiação e a escola fará, após a cerimônia em Florianópolis, uma comemoração para envolver os demais alunos e professores.