O Edital Gaúcho de Inovação para a Indústria busca promover o desenvolvimento de soluções inovadoras para a indústria gaúcha. Mas atenção, as chamadas Transformação Industrial e Saúde Mental ficam abertas até 20 de janeiro.
A ação é uma promoção conjunta do Sesi, Senai, IEL e Sebrae, com apoio da Federação das indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento em Empresas Inovadoras (Anpei). O Centro Empresarial de Flores da Cunha, parceiro das entidades e sabendo da importância do projeto, comunica seus associados para a última chamada.
Para o desenvolvimento dos projetos de inovação, as empresas terão todo apoio do SESI e SENAI contando com profissionais altamente especializados, centros de pesquisa superequipados e tecnologias de ponta.
Entenda o projeto:
A chamada de Transformação Industrial apoia projetos de até R$ 450 mil, para as empresas que desejam desenvolver soluções inovadoras. São mais de 20 linhas temáticas: Agritech, Alimentos e Bebidas, Automação, Bioeconomia, Biotecnologia, Cadeia de Suprimentos, Cidades Inteligentes, Design de Produto, Economia Circular, Edutech, Eletroeletrônica, Energias Renováveis, Gamificação, Indústria 4.0, Internet das Coisas (IOT), Logística, Materiais Avançados, Mecatrônica, Meio Ambiente, Nanotecnologia, Química, Polímeros, Sustentabilidade, Soluções Digitais. Podem participar indústrias – grandes, médias, pequenas, micros – com CNAE- primário industrial, CNPJ registrado no Rio Grande do Sul e startups tecnológicas.
A chamada de Saúde Mental é uma parceria com o Centro de Inovação em Fatores Psicossociais do Sesi-RS para desenvolvimento e testagem de uma solução na temática Saúde Mental no Ambiente de Trabalho. Os projetos poderão ter recursos de até R$ 500 mil. A partir do estudo das tendências em saúde mental são dez linhas prioritárias: Liderança e Segurança Psicológica, Saúde emocional, Bem-estar 360°, Data-driven para a saúde mental, Vício tecnológico, ESG, engajamento e propósito para o trabalho, Comunicação e literacia em saúde mental, Bem-estar na infância e adolescência, Habilidades para o futuro, Tecnologias digitais imersivas para o bem-estar.
Além dos recursos financeiros, o projeto aprovado terá acesso ao know how das instituições para o desenvolvimento da ideia e utilização dos centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Senai e do Sesi, com apoio durante toda a jornada. Também poderá participar de ação complementar do Sebrae com foco em empreendedorismo, modelagem de negócio e divulgação do produto, e do IEL, com foco na gestão da inovação e liderança. As empresas recebem também capacitação e mentoria em propriedade intelectual.
As empresas devem submeter sua ideia no endereço www.egii.com.br. A divulgação do primeiro ciclo com as ideias aprovadas será feita em 27 de janeiro.
Fonte: FIERGS