Carlos Barbosa

Estação Férrea de Carlos Barbosa começa a ser revitalizada

O prédio de 113 anos está sendo isolado com tapume para implantação do canteiro de obras

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Estação Férrea de Carlos Barbosa começou a ser revitalizada. A Administração Municipal recebeu autorização da Secretaria Especial da Cultura para execução da obra de requalificação do local. O processo iniciou em 2018, quando arquitetos barbosenses debateram e apresentaram propostas para utilização do espaço.

Após período de adequações entre o então Ministério da Cultura – hoje Secretaria Especial da Cultura, subordinada ao Ministério do Turismo –, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e empresa Guilda do Centro Histórico de Porto Alegre, a homologação da proposta foi publicada no Diário Oficial da União no dia 29 de abril e a liberação dos recursos captados junto a empresas deu-se há poucos dias.

O prédio de 113 anos está sendo isolado com tapume para implantação do canteiro de obras. Após melhorias na estrutura geral e aquisição de mobiliário, a antiga Estação Férrea deve servir à comunidade com auditório e espaço multiuso para atividades artísticas e culturais.

“É uma obra fundamental para Carlos Barbosa, pois diz respeito ao nosso principal patrimônio histórico, localizado no coração geográfico e afetivo da cidade. Além de preservarmos a história, vamos superar um déficit de espaços públicos adequados para o desenvolvimento de nossa cultura”, diz Eliseu Demari, diretor-presidente da Proarte, órgão que executa a política cultural do Município.