O Esportivo entrará em campo para disputar 90 dos 180 minutos que separam o clube do grande objetivo de 2022. O retorno à elite do futebol gaúcho está a apenas dois jogos de distância para o Alviazul. A primeira partida, diante do Lajeadense, é na Montanha dos Vinhedos a partir das 15h neste domingo (03).
Contudo, o final da Divisão de Acesso se aproxima. Restam apenas quatro equipes vivas na competição. Ficaram para trás times que eram favoritos para subir. Glória de Vacaria e o Veranópolis foram derrotados nas quartas de final. Do mesmo modo, o Tivo desbancou outro clube apontado como um dos favoritos ao acesso, o Santa Cruz. Desta forma, enfrentam-se nesta semifinal Esportivo e Lajeadense e no outro compromisso estão Passo Fundo e Avenida.
Presidente do Esportivo convoca torcida
O presidente do Esportivo, Leocir Glowacki, concedeu entrevista coletiva às vésperas do jogo. Enquanto falava com a imprensa, destacou a importância da torcida na Montanha dos Vinhedos e frisou que não faltará esforço e garra para o Tivo dentro das quatro linhas. “Jogar em casa é sempre uma vantagem pela proximidade com o torcedor, incentivando os jogadores, passando energia positiva para quem está dentro de campo. Isso é de fundamental relevância. O jogador renova suas energias, corre e vibra mais a cada jogada. A torcida é o 12º jogador dentro de campo, e vamos precisar muito desse reforço no domingo”, reforçou o presidente.
Ainda segundo o presidente, a semana de preparação foi intensa. Nesse sentido, toda Montanha dos Vinhedos está focada e “trabalhando os aspectos técnico, físico, tático e psicológico com nossos jogadores para alcançarmos o principal objetivo que é o retorno à Série A do futebol gaúcho”. Antes do jogo, ele frisou que “nessa fase do campeonato não existem favoritos, mas podemos garantir que em termos de comprometimento, dedicação e garra dentro e fora de campo seremos incansáveis”
Para partida, o Tivo poderá contar com quase todo elenco. A única baixa para Carlos Moraes é o atacante David Batista, que foi expulso contra o Santa Cruz. Desta forma, ele não poderá atuar no domingo (03), mas no jogo da volta já estará liberado.
Segundo semestre de 2022
Na segunda parte do ano, quando a Divisão de Acesso chegar ao final, o Esportivo não mais terá compromissos. Entretanto, existe a possibilidade de que o clube dispute a Copa FGF. Para tal, é fundamental que a saúde financeira do clube esteja em dia. Todavia, esse tópico somente pode avaliado com o resultado do Gauchão.
A decisão de participar da Copinha ocorrerá mediante ao acesso ou não do Tivo à Série A. Ao mesmo tempo, o presidente Glowacki afirmou durante a coletiva que já tem sondagens com empresas da cidade e representantes dos atletas.