Polícia

Especializados em furtar residências de luxo são presos em Gramado

Buscavam furtar de dinheiro (reais, dólares e euros) e joias, raramente furtando outros objetos de valor que encontravam nas casas

Especializados em furtar residências de luxo são presos em Gramado
Foto: Polícia Civil / Jornal Integração

A Polícia Civil (PC) prendeu em flagrante na tarde de quinta-feira (23) três integrantes de associação criminosa especializada em arrombar e furtar residências de alto padrão.

O grupo criminoso passou a agir no município nos dias 18 e 19 de maio, chamando a atenção o fato de que em suas ações buscavam furtar de dinheiro (reais, dólares e euros) e joias, raramente furtando outros objetos de valor que encontravam nas casas. A PC apurou ainda que os criminosos eram extremamente organizados e conheciam joias, sabendo diferenciar de bijuterias, que não eram subtraídas.

Após as primeiras ações, os criminosos voltaram a agir em Gramado nos dias 1º, 2 e 3 de junho, totalizando, até então, 16 residências invadidas nos bairros Planalto, Tirol, Bavaria e Avenida Central.

Também chamou atenção o fato de que os criminosos escolhiam casas sem sistema de monitoramento por câmeras, ruas com pouco movimento, sempre buscando se certificar de que não havia ninguém nos imóveis no momento da ações.

Com as investigações em andamento e já traçado o modo de agir da associação criminosa, na quarta-feira (22), o grupo voltou a atuar na cidade, agindo nos mesmos bairros, cometendo pelo menos seis arrombamentos em residências entre quarta e quinta, acrescentando o bairro Carniel às investidas.

Prisão dos criminosos

Os policiais civis, na tarde de quinta-feira (23) realizavam monitoramento discreto em todos os bairros visados pelo grupo criminoso. Em destes locais, no bairro Prinstrop encontraram o trio iniciando mais um arrombamento.

Antes disso, o condutor do veículo, um Ford Fiesta cor preto, foi abordado. O carro era clonado, com placas adulteradas. Durante buscas foram encontradas diversas ferramentas usadas em arrombamento de casas e cofres, rádios comunicadores, jogos de placas veiculares usadas para enganar o cercamento eletrônico e dificultar a investigação e monitoramento dos veículos usados pelo grupo criminoso.

Os policiais civis também encontraram, joias/semijoias e relógios, um deles reconhecido por uma vítima dos furtos, que esteve na Delegacia de Polícia registrando ocorrência.
Também se verificou que os responsáveis pelos arrombamentos já haviam iniciado a ação na residência localizada no endereço acima citado, onde foi encontrada uma chave de fenda usada para abrir a porta da casa.

Diante disso, a casa foi cercada e os outros dois integrantes do grupo foram encontrados escondidos embaixo de uma casa, utilizada como galpão de obra, no terreno que faz fundos com a casa que pretendiam ingressar ao serem encontrados pela equipe da Polícia Civil. Com estes suspeitos também foram encontradas ferramentas usadas nos arrombamentos.

Resistência à prisão

Conforme apurado pela equipe de investigação da Polícia Civil, o trio, é do Paraná, e resistiram à prisão. Ainda houve a apreensão de um veículo Mobi, também usado pelo grupo criminoso, que estava em uma pousada na cidade de Canela, bem como de documento falso, além de celulares, dentre outros objetos.

A ação foi realizada pela Delegacia de Polícia de Gramado, órgão responsável pelas investigações, em conjunto com a de Canela e Brigada Militar (BM).

O delegado Gustavo Celiberto Barcellos, titular da DP Gramado, ressaltou o empenho e dedicação do efetivo policial. “A equipe não mediu esforços para buscar a identificação e responsabilização dos criminosos, que vinham aterrorizando a comunidade gramadense, especialmente dos bairros mais visados. O efetivo da Polícia Civil (PC) trabalhou incessantemente neste sentido, buscando a retomada da tranquilidade e segurança aos cidadãos de Gramado”, disse.

Gustavo ainda ressaltou o trabalho integrado, com troca constante de informações com a Delegacia de Polícia de Canela e Brigada Militar, desde os primeiros casos, o que foi crucial ao êxito da ação e prisão dos criminosos.

O delegado Regional de Gramado, Heliomar Athaydes Franco, ressaltou a excelência do trabalho desenvolvido, que levou à prisão dos criminosos que integram associação especializada e voltada a prática de crimes contra o patrimônio, que cometeu dezenas de furtos em residências na cidade. Segundo Heliomar, a resposta firme, imediata e integrada com os outros órgãos de segurança pública faz da região o destino turístico mais seguro do Brasil.

Investigações

As investigações prosseguem, objetivando identificar e implicar os demais integrantes da associação criminosa, especialmente seus líderes e os responsáveis por receptar o produto dos crimes cometidos.

A Polícia Civil solicita que eventuais vítimas, que ainda não registraram ocorrência, compareçam até a Delegacia de Polícia de Gramado para formalizar o registro. Até o momento, foram contabilizados 22 furtos em residências em Gramado, de responsabilidade ao grupo criminoso, revelou a polícia. Os investigados foram levados ao sistema prisional.

*Fonte Jornal Integração

Foto: Polícia Civil / Jornal Integração