Últimas notícias

Especial 30 anos Alegria de Minha Terra na Rádio Viva: "O futuro do programa"

A série de reportagens do Portal Leouve é uma homenagem ao programa e a Paulinho das Quebradas

Especial 30 anos Alegria de Minha Terra na Rádio Viva: "O futuro do programa"


O Portal Leouve finaliza nesta terça-feira (20), a série de reportagens especiais em celebração aos 30 anos do programa “Alegria de Minha Terra” na Rádio Viva. A atração vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h, na emissora do Grupo RSCOM.

Ao longo dos últimos dias a série especial produzida pelos jornalistas Cristiano Lemos e Marcos Cardoso contou sobre a criação do “Alegria de Minha Terra”, pelo Trio Flor da Serra, na Rádio Miriam, em 1962; passou pela história de Paulinho das Quebradas, que apresenta o programa desde 1983; e também trouxe os “causos” que fazem parte do programa.

Agora, no fechamento, é hora de falar do futuro! Futuro este que já começou. A partir de janeiro de 2023, a pedido do próprio Paulinho, a atração será das 13h às 14h. Ordem acatada pela direção como agradecimento a sua contribuição ao Grupo RSCOM.

O FUTURO DO ALEGRIA DE MINHA TERRA

Paulinho das Quebradas sempre diz que sua história e a do programa são uma só, que um completa o outro. O apresentador deixa claro que o “Alegria de Minha Terra” é a sua vida.

Ele comentou também sobre a sua rotina fora do programa que, por vezes, é preciso levar ao ar notícias tristes como acidentes ou outras tragédias. Segundo Paulinho, no final do dia o que ele busca é relaxar e tentar esquecer essa parte.

Das Quebradas fala com carinho do programa que apresenta desde 1993 na Rádio Viva.

É meu companheiro de vida. Muitas vezes eu estou deitado, escutando rádio, e toda alguma música e eu penso que essa será a cortina musical do dia seguinte. Eu troco essa música todos os dias. A original é sempre Viva a Vida, do Milionário e José Rico, mas a cortina eu mudo. Essa eu dei na veia, a música de abertura serve para a rádio e para nossa vida, ela é linda“, comentou Paulinho.

Durante a pandemia da Covid-19, precisou se adaptar. Apresentou o programa de sua casa, pela internet. Ele diz que esse foi um momento complicado, já que não havia a energia do estúdio de rádio e o contato direto com os colegas. Agora, questionado sobre o futuro do “Alegria de Minha Terra”, o comunicador diz que a vontade é de manter-se a frente da atração, sempre com a música sertaneja raiz como tema principal.

Eu gostaria de passar o bastão para alguém que continuasse com esse estilo de programa. Eu sou realizado com meu trabalho e devo isso tudo aos milhões de ouvintes espalhados por esse mudo. Eu tenho ouvintes até na Rússia, então não tem nada melhor que isso. O Alegria é mundial“, disse o comunicador com um sorriso no rosto.

Ao completar 30 anos na Rádio Viva, o programa “Alegria de Minha Terra” consolida-se como uma atração atemporal. Soube adaptar-se ao momento em que vivia e ao passar dos anos. Viu as novas tecnologias chegarem, soube manter as tradições e se reinventou quando preciso.

Se o “Alegria de Minha Terra” é, como disse Paulinho das Quebradas, um programa mundial e há quem diga que o amor é a linguagem mundial, o refrão da música tema explica tudo:

Só o amor vale tudo na vida
Só o amor é a inspiração
Sem amor a esperança é perdida
Por amor escrevi esta canção

[su_youtube_advanced url=”https://youtu.be/PcyjmPZ1YN4″]