Emprego e Carreira

Escola de Inovação é lançada unindo instituições de ensino superior em Caxias do Sul

Escola de Inovação é lançada unindo instituições de ensino superior em Caxias do Sul
Foto: Paula Brunetto/ Grupo RSCOM


Na manhã desta sexta-feira (2), foi lançada na CIC de Caxias do Sul a Escola de Inovação. Trata-se de uma iniciativa inédita de colaboração entre as instituições de ensino FSG, UCS e Uniftec e o Instituto Hélice. Os representantes de todas assinaram um acordo, durante o evento.

A Escola inicia com um curso denominado Uma Jornada Imersiva, para pessoas com sede de mudança. As vagas são limitadas a 40 pessoas que vão estudar duas noites por semana, de forma presencial. Serão quatro módulos apresentados em dois meses e meio, totalizando cerca de 50 horas aulas. O contexto do curso gira em torno da inovação e colaboração, sendo temas como forma de pensar, que instrumentos utilizar, confecções de projetos e ações.

O integrante do Instituto Hélice, Thomas Job, comentou que há a necessidade de pessoas qualificadas para o mercado de trabalho e as empresas sentem essa falta. Por isso, com a esta união será possível proporcionais profissionais com mais capacidade. E a inovação, na visão dele não deve ser apenas em grandes empresas, o intuito é formar as pessoas para o dia a dia.

“O objetivo da escola é dar muito mais força para os inquietos que temos na nossa região. Para que eles possam ter acesso aos conteúdos que permitam a ele dar os próximos passos, sejam eles pra um projeto, um empreendimento ou uma mudança que ele deseje realizar. Inovação no final das contas a gente ta falando de mudanças. Pra esse modelo a gente buscou a colaboração das instituições de ensino, sendo que cada uma vai ta entrando com o seu melhor, ou seja, os profissionais, os professores participando no conteúdo. E, claro que a gente acredita muito na mensagem e no poder da mensagem de colaboração entre as instituições de ensino, é um conteúdo feito por três delas”.

Um projeto similar já ocorre em Porto Alegre, em Caxias do Sul é um modelo diferente, mas com a mesma proposta de unir as instituições de ensino. De acordo com Job a expectativa é dar continuidade ao trabalho e abrir mais opções, este curso denominado Uma Jornada Imersiva é o primeiro passo.

O curso terá um custo e as vagas são limitadas, pessoas interessadas devem buscar o Instituto Hélice.

Fotos: Paula Brunetto / Grupo RSCOM

Foto: Paula Brunetto/ Grupo RSCOM