Bento Gonçalves

Escola de Bento Gonçalves desenvolve projeto para ensinar vôlei e vida em sociedade para crianças

Imagem: Günther Schöler / Grupo RSCOM
Imagem: Günther Schöler / Grupo RSCOM

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Felix Faccenda está desenvolvendo, junto de um grupo de voluntários, um projeto que visa ensinar vôlei e, ao mesmo tempo, promover a qualidade de vida para os pequenos alunos. Através de uma iniciativa do ex-jogador de vôlei, Ronaldo Royal, os trabalhos do “Amigos do Felix Facceda” desenvolvem diversas atividades para estimular as crianças enquanto cidadãos do futuro.

Recentemente, a primeira grande inauguração ocorreu. Uma horta, desenvolvida pelos participantes do Grupo e, de manutenção dos alunos, foi entregue. Esta iniciativa ensina, de forma lúdica, a importância do comprometimento e responsabilidade. Através da plantação, os alunos do Felix Faccenda aprendem que o esforço para cuidar das plantas será recompensado com uma colheita de verduras dentro de alguns meses.

Imagem: Günther Schöler / Grupo RSCOM

As crianças e as famílias adotaram o projeto que, além da horta, já realizou feira de foguetes, entrega de cestas básicas e outras ações. Contudo, Royal afirmou que ainda faltava algo. Por isso, durante a última segunda-feira (06), ocorreu na quadra de esportes da instituição a entrega de camisetas para os pequenos. Segundo o ex-jogador da seleção brasileira, utilizar o fardamento faz com que as crianças sintam-se parte de uma equipe.

O trabalho de Royal é visto com grande entusiasmo por todas esferas da escola. Os alunos correm para abraça-lo quando chega nas dependências da quadra, e, a diretora, Morgana Vila Bochi, vê nele, um exemplo a ser seguido pelas crianças.

“Eles [alunos] têm o Royal como um herói. Então a figura masculina para eles é que é bem importante. Uma figura masculina que eles possam se espelhar. Então, além do esporte que trouxe benefícios, para eles enquanto pessoas, enquanto crianças o Royal para eles, é essa figura masculina para eles se espelhar e terem uma visão melhor do futuro.” Destacou a responsável pelo Felix Faccenda

Além dos projetos que ocorrem na escola municipal, Royal agora busca abranger outras instituições da cidade para, através do vôlei, poder auxiliar as próximas gerações de pessoas que formarão a sociedade.