Caxias do Sul

Equipes atuam no atendimento de ocorrências provocadas pelo temporal, em Caxias do Sul

Servidores estimam pelo menos dois dias de tempo favorável e trabalho intenso para conclusão de serviços de limpeza e reparos

CAXIAS DO SUL
Foto: SEMMA/Divulgação

O temporal que atingiu Caxias do Sul na madrugada deste sábado (2), ocasionou uma série de transtornos em várias partes do município. O impacto do evento alcançou intensidade diferente em cada região. Não houve registro de vítimas fatais. A maior parte dos danos foi de ordem material. Grande parte dos incidentes foi consequência de quedas de árvores provocadas pelo vento em diversos pontos da área urbana e do interior. A recuperação dos estragos mobilizou diferentes setores da administração municipal desde as primeiras horas da madrugada.

Uma das áreas afetadas foi a Praça Dante Alighieri, no centro da cidade, onde a força do vento derrubou uma árvore e uma luminária, além de desarmar parte da estrutura montada para as comemorações da Semana da Pátria. Já na manhã de sábado, equipes das secretarias municipais de Meio Ambiente (SEMMA), Obras e Serviços Públicos (SMOSP) e Esporte e Lazer (SMEL), com apoio de servidores da Guarda Municipal (GM) e da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) atuaram no isolamento, limpeza e reorganização do espaço, que já estava com situação normalizada no início da tarde. As atividades previstas no calendário de celebrações da Semana da Pátria seguiram normalmente.

Desde a madrugada, equipes do setor de Serviços da SEMMA seguem atuando para desobstruir pontos devido às árvores que caíram durante o temporal. Em paralelo, equipes da CODECA também trabalham desde as primeiras horas do dia para organizar os contêineres pela cidade, principalmente na área central. Com o vento, os equipamentos amarelos viraram e alguns verdes foram atingidos pela queda de árvores.

A equipe da Varrição estima que levará dois dias inteiros numa força-tarefa para limpar as folhas e galhos de árvores caídos em praças, calçadas e ruas centrais. A limpeza será feita assim que o tempo melhorar.

Com apoio da Defesa Civil, a Secretaria Municipal de Habitação (SMH) atendeu duas ocorrências de moradias destelhadas, apenas com danos materiais.

Na região de São Luiz da 6ª Légua, duas residências foram afetadas pela queda de árvores. Na rua Porto Belo, uma araucária caiu sobre uma residência onde dormia um idoso, que sofreu ferimentos leves. Equipes da Subprefeitura do 1º Distrito, sob orientação da SMOSP, auxiliaram na ocorrência. Na mesma localidade, outra moradia sofreu destelhamento e os moradores foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros.

Outro incidente ocorreu na estrada Geraldo Dagostini, que liga os distritos de Vila Oliva e Fazenda Souza. A via ficou completamente bloqueada por três postes e árvores caídas. Equipes da Subprefeitura de Vila Oliva auxiliaram na ocorrência e desobstruíram a passagem ainda pela manhã. Em outras vias foram removidos galhos e árvores caídas de menor porte.

Alguns dos pontos com transtornos causados pelo temporal atendidos por equipes de Caxias do Sul:

  • Rua Porto Belo, em São Luiz da 6ª Légua
  • Rua Dr. Augusto Pestana, no bairro São Pelegrino
  • Rua Renato Del Mese, no bairro Fátima
  • Esquina das ruas 20 de Setembro com Ministro Toledo, em São Pelegrino
  • Lagoa do bairro Parque Oásis
  • Rua Atílio Andreazza, perto do Jardim Botânico
  • Avenida São Leopoldo
  • Rua Atílio Pieruccini, no bairro Presidente Vargas
  • Rua das Cerejeiras, no loteamento Brandalise
  • Acesso ao bairro Vila Lobos
  • Praça Dante Alighieri