Nesta sexta-feira (9), dando seguimento a série de entrevistas com os candidatos ao Senado Federal pelo Rio Grande do Sul, o Grupo RSCOM recebeu Olívio Dutra (PT). Dessa forma, o principal enfoque das entrevistas são as propostas dos candidatos para as regiões metropolitanas da Serra Gaúcha e Grande Porto Alegre, além dos principais temas que abrangem o estado, como economia, infraestrutura e saúde.
Durante a entrevista, o petista falou sobre o seu mandato caso seja eleito. Conforme já havia declarado em outras oportunidades, Olívio Dutra frisou que buscará um mandato colaborativo no Senado Federal. E, explicou como funcionará essa participação e construção ao lado dos suplentes, Roberto Robaina (PSOL) e Fátima Maria (PT).
“O que eu imagino e penso? Não tem uma receitinha, uma caderneta, um catecismo. Eu penso que primeiro, os suplentes não são figurativos. Tem no Senado gente que indica suplentes, a sogra, a mãe, a mulher um parente, enfim, é como se os suplentes fossem meras figuras ali para preencher o espaço, ganhar emprego. Não, para nós não. Os suplentes, o Roberto Robaina a Fátima Maria ,tem que estar junto acompanhando o exercício do mandato, nas relações internas na casa para transmitir bem o que nós estamos trabalhando, representando o Estado do Rio Grande do Sul, o povo do Rio Grande e também as relações de lá para fora, dali e fora daquela bolha. É relacionar permanentemente o mandato com o Rio Grande, suas entidades, seus movimentos, as suas associações, as suas realidades. Então é isso, É construí um mandato participativo internamente, o titular Olívio Dutra e os suplentes, e externamente o mandato relacionado permanentemente com os movimentos sociais populares do Rio Grande e as entidades dos diferentes setores com as quais queremos dialogar sempre, porque tenho um trabalho legislativo no Senado”, afirmou.
Ainda assim, serão entrevistados todos os candidatos com representatividade na Câmara Federal, conforme determina a legislação eleitoral. O cronograma foi determinado por ordem alfabética.
Confira a entrevista com Olívio Dutra