A Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e Televisão (Agert) e o Sindicato das Empresas de Rádio e TV do RS (SindiRádio) manifestaram repudio a ação criminosa cometida na madrugada desta segunda-feira (1° de abril) no Parque de Transmissão da Rádio Viva 94.5 FM, em Farroupilha.
As entidades manifestaram o sentimento através de notas oficiais emitidas na tarde desta segunda. Confira na íntegra:
“A Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e Televisão repudia veementemente a depredação do parque de transmissão da Rádio Viva 94.5 FM, ocorrido na madrugada desta segunda-feira, 1º de abril de 2019, em Farroupilha.
A Agert espera que as autoridades apurem com brevidade o fato e identifiquem os responsáveis pela prática criminosa para que o caso não fique impune.
Reafirmamos nossa defesa intransigente da liberdade de expressão e do direito à livre informação como direitos inalienáveis do público, essenciais ao Estado Democrático de Direito.”
“O SindiRádio – Sindicato das Empresas de Rádio e TV do RS manifesta o seu total repúdio diante da ação criminosa sofrida pela Rádio Viva 94.5 FM, do município de Farroupilha/RS, na madrugada desta segunda-feira (1º), que resultou em paredes quebradas, cabos furtados e gerador externo arrombado. A Polícia Civil investiga o caso.
O crime, que causou diversos prejuízos ao parque de transmissão da emissora, provocou, ainda, oscilação de sinal em algumas localidades da região. O SindiRádio lamenta profundamente o avanço da criminalidade, especialmente ocasionando o prejuízo na recepção de informações por parte da audiência. Atacar uma empresa de radiodifusão é atacar a liberdade de imprensa; é atacar um meio que se dedica 24 horas ao dia à comunicação social e é integralmente comprometido com a realidade da sua comunidade.
Enquanto entidade que representa o setor, o SindiRádio oferece apoio especial à Rádio Viva e às investigações, acompanhando atentamente o desenrolar do caso. Esperamos que os autores deste delito sejam responsabilizados perante a justiça e recebam a devida punição.”