Apesar do susto e das cenas de pavor na manhã desta quarta-feira (26) no Centro de Farroupilha, a boa estrutura do prédio onde aconteceu a explosão de um apartamento evitou que a tragédia fosse ainda maior. O acidente deixou uma pessoa gravemente ferida e ao menos 10 pessoas com ferimentos leves que foram medicadas e liberadas do Hospital Beneficente São Carlos.
Conforme o engenheiro civil, Samuel Pizzetti, pela análise de imagens e vídeos do fato, o prédio tem uma estrutura muito boa.
“Pelo que pude observar por meio de fotos e vídeos, o prédio possui pilares até a cobertura e vigas estruturando as parede. Então, o impacto foi somente na alvenaria. Ou seja, a estrutura do prédio é muito boa e como a explosão foi para fora, evitou um estrago maior”, salienta.
Um dos engenheiros que participou da construção do edifício, Julio Buseti, afirma que não há mais risco de desabamento.
“Fizemos uma avaliação do prédio e posso afirmar que ele não corre risco de desabamento. A estrutura até o quarto andar sustenta o resto do edifício. Vamos interditar o local por questões de segurança e para o conserto da parte danificada”, destaca.
De acordo com o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Julimar Fortes Pinheiros, o prédio não possuía alvará de prevenção contra incêndio. O Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios (PPCI) estava em tramitação na corporação de Farroupilha. Fortes ressalta que não há como afirmar as causas da explosão.
“Estamos trabalhando com o Instituto Geral de Perícias (IGP) e os engenheiros da prefeitura para avaliar as causas do sinistro. Não podemos afirmar com certeza, mas é possível que um vazamento de gás tenha ocasionado a explosão”, conclui.
O edifício possui 16 apartamentos além de diversos estabelecimentos comerciais. No momento do acidente a maioria das famílias que residem no local estavam em casa. Roberto Bernardi que mora no apartamento acima contou que ouviu um barulho muito forte.
“Ouvi o barulho e o pessoal começou a gritar por socorro. Graças a Deus eu e minha família conseguimos sair com segurança e estamos todos bem”, salienta.
O prédio foi interditado pelo Corpo de Bombeiros por tempo indeterminado. Prédios vizinhos também devem ser analisados para saber se foram afetados pela explosão no apartamento.
(Foto e Imagens: Emilio Nunes)