Eventos Climáticos

Enchentes deixam 42 mortos e 11 desaparecidos no Haiti

Inundações e deslizamentos atingiram sete dos dez departamentos do país no fim de semana

Enchentes deixam 42 mortos e 11 desaparecidos no Haiti
Foto:Richard PIERRIN / AFP

Fortes chuvas caíram no Haiti durante o fim de semana e deixaram pelo menos 42 mortos e 11 desaparecidos, segundo o balanço da proteção civil desta segunda-feira (5). As intempéries causaram grandes inundações e deslizamentos em sete de 10 departamentos do país, que está mergulhado em uma crise humanitária alimentada pela violência das gangues.

Segundo a ONU, as chuvas afetaram 37.000 pessoas e causaram o deslocamento de 13.400. A cidade de Léogane, situada a 40 km ao sudeste da capital, Porto Príncipe, foi particularmente afetada, com três cheias de rios.  Pelo menos 20 pessoas morreram ali, segundo o primeiro balanço dos socorristas.

“Os moradores estão desesperados. Perderam tudo. As águas devastaram suas roças, levaram o gado”, descreveu à AFP o prefeito de Léogane, Ernson Henry.

Milhares de famílias foram afetadas em sua comunidade, acrescentou, ao ressaltar que a população necessita de comida, água potável e medicamentos de emergência. Essas inundações também causaram importantes danos materiais ao país, destruindo centenas de casas e estradas.

*Com informações de Jovem Pan