Empreendedorismo

Empreendedoras contam a história de 25 anos do Banco da Mulher em Caxias do Sul

Foto: Juliano Vicenzi/ Banco da Mulher
Foto: Juliano Vicenzi/ Banco da Mulher

Desde 1997, 11 mulheres caxienses integram o Banco da Mulher, uma unidade financeira voltada ao micro crédito que proporcionam a pessoas físicas, com MEIs, uma possibilidade de crescimento. Neste ano de 2022, ao completar 25 anos de existência, as integrantes realizaram um evento de comemoração e a equipe do Portal Leouve fez uma visita a essas empreendedoras.

As integrantes Nilva Therezinha Randon,  Maria Helena Ayala, Marli Trentin, Eliane Tondo Pereira, Ana Caravantes, Juçara Caberlon, Luiza de Martini, Neiva Nora, Orlene Chedid, Silvana Dalle Grave e Dunia Schmidt, contaram o começo da ideia. As mulheres se espelharam no banco que existia em Porto Alegre e com a ajuda de parceiros conseguiram o primeiro crédito para empréstimo. Atualmente, o Banco da Mulher atende em média 300 clientes, com empréstimos no valor de até R$15 mil, divididos em 18 vezes.

Antes de receber o crédito, a pessoa solicitante é visitada por pelo menos duas integrantes, elas analisam inúmeros critérios, repassam para as demais e juntas dão o aval ou reavaliam a quantidade emprestada. Segundo a presidente Silvana Dalle Grave há sim inadimplência mas num percentual baixo.

As integrantes relembraram que trabalho delas é 100% voluntário, fato que faz o diferencial. Devido ao fechamento do banco na capital gaúcha, a instituição de Caxias do Sul é detentora do nome Banco da Mulher em solo gaúcho.

Silvana conta que para comemorar os 25 anos as mulheres se reuniram para a um chá, promoveram uma reunião na CIC com palestras e distribuíram brindes para a população caxiense. Ela afirma que o Banco da Mulher trouxe resultados positivos.

Confira aqui a entrevista completa com seis integrantes do grupo.