Os representantes da Emater entregaram o relatório de atividades de 2022 e o planejamento para 2023 aos representantes da Administração Pública de Garibaldi. A reunião ocorreu no gabinete da Prefeitura, na semana passada e contou com a presença do prefeito de Garibaldi, Sérgio Chesini, e o vice-prefeito, Valério Mayer.
Na ocasião, os representantes da Emater entregaram ao prefeito o relatório do trabalho de assistência técnica e extensão rural e social do último ano, realizado em parceria com a Prefeitura. Viticultura, organização rural, solos, irrigação e agroindústria foram as prioridades de 2022 — e seguirão ao longo do ano.
“A Emater realiza um trabalho fundamental para Garibaldi, especialmente para as agroindústrias, o que traz benefícios também ao turismo rural. Com esse apoio, fortalecemos esse setor tão relevante para o desenvolvimento do município”, avaliou o prefeito Chesini.
A entidade destacou ainda a participação, ao lado das comunidades do interior, no Festival do Grostoli, que teve sua primeira edição realizada em julho de 2022. O engenheiro agrônomo Henrique Thomas Queiroz, presente no encontro, comemorou o sucesso do evento.
“Além de um ótimo retorno financeiro, proporcionou às comunidades um retorno cultural, fazendo com que essa iguaria tivesse o destaque que merece”, disse Queiroz, chefe do escritório municipal da Emater. A reunião teve ainda as presenças do secretário de Agricultura e Pecuária, Lívio Bortolini, e do estagiário da Emater, Emanuel Gasparetto.
Além disso, no ano passado também foram implementados dois novos programas de incentivo ao desenvolvimento rural: o Garibaldi Mais Água, que prevê o estímulo ao uso sustentável da água e promoção da irrigação entre os agricultores familiares; e o Garibaldi Terra Fértil, que dá incentivos aos produtores para melhorar a produtividade, subsidiando análises de solo, foliares e acompanhamento técnico, qualificando as condições físicas, químicas e biológicas das terras.