Bento Gonçalves

Emater e Prefeitura de Bento Gonçalves apresentam projeto de criação de Associação de Agroindústrias Familiares

Ideia teve apoio de 30 estabelecimentos locais.

Imagem: Emater
Imagem: Emater

Na tarde da última terça-feira (27), 45 representantes de cerca de 40 agroindústrias familiares participaram de uma reunião na Casa das Artes. O intuito foi apresentar uma proposta para a criação de uma Associação de Agroindústrias Familiares de Bento Gonçalves. Todos presentes fazem parte do Programa Estadual desta modalidade de indústria (a entidade é conhecida como Peaf) do Governo do Estado, e foram ao local para ouvir a proposta da Emater/RS-Ascar e da prefeitura.

Estiveram presentes o secretário municipal da Agricultura, Volnei Cristófoli, o gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar, Gilberto Bonato, e representantes dos sindicatos dos trabalhadores rurais e patronal e da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar.

De acordo com o tecnólogo em alimentos Neiton Perufo, extensionista da Emater/RS-Ascar, o objetivo é unir esses estabelecimentos de forma a buscar oportunidades e superar empecilhos de tráfego. Para ele, a compra de conjunto de insumos, embalagens e rótulos, a criação de novos canais de comercialização e a comercialização online, são algumas das oportunidades que podem surgir.

Aproximadamente 30 dos estabelecimentos participantes aderiram à proposta. “Então, a partir disso, a gente vai dar continuidade aos trâmites que se referem à constituição da associação, criação de estatuto, entre outros”, destacou Perufo.

Por Maria Eduarda Panizzi