Bento Gonçalves

Em parceria com vinícola, Escola de Gastronomia da UCS expande atuação para o Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves

(Foto: Augusto Tomasi)
(Foto: Augusto Tomasi)


Na última semana, a Escola de Gastronomia da Universidade de Caxias do Sul (UCS) anunciou uma expansão para o Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. Essa ação é resultado de uma parceria firmada com a vinícola Cave do Sol. Dessa forma, a UCS terá um Ristorante Dolce Italia no empreendimento.

Com o início das atividades em 2004, e também estabelecida em Flores da Cunha, agora, passará a operar o restaurante presente na vinícola Cave do Sol.  A expectativa é de que seja inaugurado na primeira quinzena de julho. Também é projetada para o local a oferta de cursos de curta duração e workshops. O sub-reitor da UCS Bento, Fabiano Larentis, em entrevista ao Grupo RSCOM, falou sobre o empreendimento.

“Com essa operação do restaurante, nós vamos trabalhar com cursos de curta duração, workshops e, deixando bem claro, que essa é uma situação da Universidade ampliando a sua atuação junto à comunidade, especialmente na gastronomia no Vale dos Vinhedos, que a gente sabe que é um dos principais destinos turísticos do país”. Ainda segundo Larentis, a operação do Dolce Italia em Bento Gonçalves se tornará um braço do que já é visto na unidade de Flores da Cunha.

O sub-reitor também falou sobre a expectativa da instalação em Bento Gonçalves, principalmente por estar mais próximo da comunidade da região. “Estamos bastante entusiasmados com esse projeto, entendendo que não é apenas uma questão da Universidade estar posicionada no Vale dos Vinhedos, pensando na questão do turismo, de aproveitar o turismo e a nossa expertise na área de gastronomia, mas também de reforçar o nosso papel na comunidade”.

Os irmãos Cristian e Cristiane Passarin, diretores da Cave do Sol, também falaram com a reportagem sobre a parceria. “É uma honra ter a oportunidade de trabalhar com uma instituição de ensino reconhecida nacionalmente, que desenvolve atividades didático-pedagógicas, além de cursos voltados a enogastronomia contemporânea. O que alinham os interesses de ambos, possibilitando oferecer uma experiência enogastronomica única, contribuindo com o crescimento e desenvolvimento da comunidade”.

Com capacidade para 100 pessoas, o atendimento será para almoços nas segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 12h às 14h, aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 15h. Haverá um serviço em que o visitante pode montar seu próprio cardápio a partir de um menu com até quatro opções.