Comportamento

Em Muçum, Paixão de Cristo resgata o engajamento comunitário

Espetáculo ocorre na sexta-feira Santa, 7 de abril, a partir das 20h, no Morro da Igreja Matriz e conta com a participação de 80 pessoas

A cada ano, o espetáculo apresenta inovações no texto, figurinos e cenografia.
Encenação é atração imperdível para turistas que visitam a cidade e o Vale do Taquari durante a Semana Santa. (Foto: Ranieri Zilio Moriggi)

A Paixão de Cristo de Muçum é um dos eventos mais aguardados no município durante o ano. Seja pela sua estrutura ou pela mensagem de fé e reflexão que o espetáculo transmite durante sua realização. Além disso, a encenação é atração imperdível para turistas que visitam a cidade e o Vale do Taquari durante a Semana Santa.

Realizado a mais de duas décadas, hoje coordenado pela Associação Muçunense de Artes (AMA), o espetáculo é uma mega encenação teatral ao ar livre que conta momentos marcantes da vida de Jesus Cristo. Em 2023, o espetáculo da Paixão de Cristo acontecerá no dia 7 abril, a partir das 20h.

A peça é encenada no Morro da Igreja Matriz, área central da cidade, que conta com um espaço amplo, onde são erguidos cenários em tamanho real, reproduzindo a cidade de Jerusalém. Desde o ano passado, o espetáculo foi transferido para a área lateral do morro, com o objetivo de ampliar o espaço de espectadores e também aumentar a divisão de toda a cenografia existente.

O espetáculo conta com um elenco de 80 atores, figurantes e técnicos, que trabalham para criar uma experiência emocionante e inesquecível para o público. Este ano, diversas mudanças no elenco foram realizadas, com o objetivo de oportunizar que novos talentos tenham visibilidade junto ao espetáculo.

Conforme o diretor do espetáculo, Ranieri Zilio Moriggi, em 2023, a proposta da encenação visa manter o espírito de participação comunitária, valorizando os voluntários que se doam durante quatro meses para a execução do projeto, bem como, oferecer ao público, uma experiência única.

“Somos um grupo que, acima de tudo, busca entregar a quem vem nos assistir, um momento de reflexão, algo que vai muito além da arte. Sabemos de nossas limitações afinal, não somos profissionais e tudo o que fazemos, realizamos com amor e por um único objetivo: manter este evento acontecendo, mesmo com inúmeras dificuldades impostas pelos dias atuais”, revela.

Assim como em anos anteriores, o evento não terá cobrança de ingresso. Todo financiamento para a realização da encenação é da Prefeitura Municipal de Muçum e da AMA.

Encenação teve início nas ruas da cidade

O espetáculo da Paixão de Cristo de Muçum teve sua origem nas encenações coordenadas pelas irmãs Scalabrinianas, que eram responsáveis pelo atendimento no Hospital Nossa Senhora Aparecida e por suas ações pastorais junto à Paróquia Nossa Senhora da Purificação.

Os primeiros espetáculos contavam com a participação apenas de familiares e membros da comunidade católica de Muçum. Com o passar dos anos, as encenações começaram a atrair maior número de expectadores e atores das comunidades dos bairros e interior do município, ganhando notoriedade.

A cada ano, o espetáculo se reinventa, trazendo novidades e novas mensagens para encantar os espectadores. Segundo pesquisas realizadas a cada edição, cerca de 95% dos entrevistados consideram o espetáculo ótimo ou bom. Além disso, quase 80% do público retorna para assistir ao espetáculo da Paixão de Cristo de Muçum pelo menos mais uma vez.

Programação da Sexta-feira Santa em Muçum
8h – Abertura da Igreja Matriz, com adoração ao Santíssimo durante todo o dia.
16h – Leitura da Paixão na Igreja Matriz.
20h – Encenação da Paixão de Cristo de Muçum, no Morro da Matriz.

 

Foto: Ranieri Zilio Moriggi
Encenação é atração imperdível para turistas que visitam a cidade e o Vale do Taquari durante a Semana Santa. (Foto: Ranieri Zilio Moriggi)