Nó próximo domingo (15), cerca de 56,2 mil eleitores irão às urnas para decidir quem será o próximo prefeito de Farroupilha e os 15 nomes que irão compor a Câmara de Vereadores a partir de 1º de janeiro. Serão 174 seções distribuídas em 61 locais de votação nas escolas, clubes, Centros Comunitários, Salões Comunitário, CTGs e Seminário. O eleitor precisa ter atenção, já que alguns pontos de votação tiveram alterações em função da pandemia da Covid-19. Com o objetivo de evitar aglomerações, alguns pontos foram extintos e os eleitores distribuídos em outras próximas.
Três seções que estavam no Seminário Apostólico (37,135 e 183) foram transferidos para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Minela. No bairro Centenário, a escola passa por reformas e votação foi levada para o Centro Comunitário do bairro. Mesma situação da comunidade de Vila Rica.
No bairro Pio X, a votação será na Escola São Pio X, devido ao salão da igreja estar com problemas na distribuição de energia. Em todos os locais, os mesários estarão à disposição para sanar as duvidas que possam ocorrer.
Haverá também faixas explicativas para os eleitores. Outra forma de o eleitor saber o seu local de votação é pela internet, consultando o seu título eleitoral, ou ainda baixando o E-Título no celular. No aplicativo é possível consultar locais de votação, como justificar o voto e as mudanças ocorridas.
O comandante do 36º Batalhão da Brigada Militar, major Juliano Amaral, comentou sobre como será feito o policiamento nos locais de votação.
“A Brigada Militar vai atuar com todo efetivo disponível. Foram canceladas todas as folgas dos policiais para o evento. Nosso trabalho só vai encerrar após a divulgação dos eleitos e das comemorações que podem ocorrer. A previsão de finalizar o trabalho é a meia noite. Teremos viaturas fazendo o monitoramento dos locais de votação e estaremos à disposição do Ministério Público Eleitoral, do Cartório Eleitoral e do juiz eleitoral para qualquer situação que possa ocorrer ao longo da votação”.
O major também acredita que o domingo será de tranquilidade e pede que as pessoas tenham o cuidado de sair para votar em horários espaçados e apenas para realizar a sua votação para que o dia transcorra dentro da normalidade.
Neste ano, a votação começa às 7h e se estende até às 17h. Nas primeiras três horas, ou seja, até às 10h, os idosos terão prioridade para votar. Eleitores e mesários deverão, obrigatoriamente, usar máscara de proteção em todos os locais. Além disso, é necessário que cada eleitor leve consigo uma caneta para assinar a ficha de presença. Nos locais de votação, todos deverão manter o distanciamento social e haverá a disponibilização de álcool gel em todos os pontos.