Bento Gonçalves

Em Bento Gonçalves, governador Ranolfo destaca importância do XI Seminário da Polícia Civil

XI Seminário da Polícia Civil segue até a sexta-feira (18)

Seminário
Imagem: Günther

O governador do estado do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, esteve em Bento Gonçalves durante a abertura do XI Seminário da Polícia Civil no Hotel Dall’Onder. Na ocasião, o delegado ressaltou a importância da realização do evento que apresenta aos policiais de todo estado novas técnicas e métodos de investigação criminal. Neste ano o encontro tem como tema “novas tecnologias aplicadas”.

Pouco antes da cerimônia de abertura do XI Seminário da Polícia Civil, Ranolfo Vieira Jr. concedeu entrevista exclusiva ao Grupo RSCOM. O político afirmou ser uma alegria estar presente na edição e relembrou que o primeiro seminário aconteceu quando ele era chefe de polícia no Rio Grande do Sul. Para ele, a realização do evento “é o ponto alto da discussão, traz a discussão. Hoje aqui o tema que traz técnicas novas para a investigação criminal que é o coração da Polícia Civil. Então é um momento que nós devemos celebrar sem dúvida alguma. Vem a qualificar todos os nossos delegados e agentes da Polícia Civil do Rio Grande do Sul.”

Questionado sobre os esforços feitos para investimentos na segurança nos últimos quatro anos quando atuou como vice-governador e, posteriormente como governador com a renúncia de Eduardo Leite no início de 2022, Ranolfo destacou o Projeto Avançar.

Quase 460 milhões de reais de investimento na área da segurança pública, recapacitando as forças e adquirindo equipamentos, especialmente viaturas sem blindadas, armamento. Especialmente com a Polícia Civil, modernizando a tecnologia aplicada à sua atividade fim que é a investigação criminal. Eu não tenho dúvida que o que nós fizemos ao longo do nosso governo jamais foi feito pela segurança pública.” frisou.

Imagem: Günther

Seminário tem como tema a tecnologia

No seminário, especialistas em diversas áreas de atuação e investigação da Polícia Civil realizam painéis mostrando o que tem sido feito no Brasil. Um dos destaques é a presença de um agente federal que é adido do FBI. Além deste, peritos forenses, agentes especialistas em lavagem de dinheiro, narcotráfico e outros núcleos.

O primeiro dia teve painéis como “Criptoativos e Investigação Criminal Tecnológica”. Na sequência, “Ferramentas Tecnológicas Úteis à Investigação Policial“. Na parte da tarde aconteceu um curso prático sobre “Aplicação de Novas Tecnologias na Investigação Criminal“. O quarto painel foi sobre “Meios Eletrônicos na Inteligência Policial Judiciária“. As atividades do primeiro dia se encerraram com painel sobre “aliciamento de crianças e adolescentes em redes sociais para a autoprodução de CSAM“. O segundo e o último dia do encontro será marcado pelo painel “A investigação na Dark Web“ e encerramento com o Chefe de Polícia, delegado Fábio Motta Lopes

400 delegados e agentes da Polícia Civil estarão em Bento Gonçalves para seminário