Caxias do Sul

Eleitos os representantes da UAB e de quase 150 associações de moradores de bairros, em Caxias

Comunidade foi às urnas, neste domingo (4), e confirmou a reeleição de Valdir Walter para a União das Associações de Bairros (UAB)

Fotos: Luca Roth/Grupo RSCOM
Fotos: Luca Roth/Grupo RSCOM

Este domingo (4) foi dia de eleições para a escolha dos representantes do movimento comunitário na União das Associações de Bairros (UAB) e em 147 Associações de Moradores de Bairros (Amob) de Caxias do Sul. Quase 9 mil associados deslocaram-se até as sedes das Amobs de referência para exercer o voto, tanto para a UAB, quanto para a diretoria local, das 8h às 16h. Às 17h, iniciaram as apurações na casa da União das Associações de Bairros, no Panazzolo. Por volta das 21h, todos os resultados haviam sido anunciados.

À moda antiga, o pleito ocorreu com urnas de lona, e a contagem dos votos foi realizada manualmente. No espaço da UAB foram distribuídas cinco mesas, sendo cada uma delas liderada por um presidente de mesa e equipe, que abriram as urnas e apuraram as escolhas da comunidade. Após isso, o resultado era preenchido em uma ficha de papel, registrado em planilha eletrônica, e comunicado pelo presidente da Comissão Eleitoral da entidade, Elói Frizzo.

Com a reeleição definida antes mesmo deste domingo, já que apenas a sua chapa inscreveu-se para o pleito, o atual presidente da UAB Valdir Walter conquistou 8.264 votos. O líder comunitário destacou que é gratificante estar à frente da entidade, que recentemente completou 60 anos, e revelou que pretende, nestes próximos dois anos de mandato, fazer um recadastramento das associações, além de atuar pela revitalização da sede da União.

“Queremos convocar todas as nossas associações para fazer um recadastramento. Isso é o foco, porque a gente sabe que acontecem muitos problemas quando fazemos as nossas eleições. […] Claro, e a gente tem outros outros focos, como por exemplo a recuperação da nossa sede, continuar com a recuperação”, observou o presidente da UAB.

Junto ao vice-presidente Salvio Fontes, em uma equipe de 72 pessoas, Valdir Walter reforça que “temos que trabalhar no coletivo”, e aposta também na cobrança aos poderes Legislativo e Executivo para atender as demandas da comunidade e conquistar melhorias aos bairros e loteamentos de Caxias.

Registro dos resultados em planilha eletrônica
Urnas ao fundo do espaço, antes de serem abertas para contagem dos votos
Apuração dos votos para a Amob De Zorzi I, com os candidatos, em pé, Luís Rocha (E) e Claudecir Cardoso.
Sede da UAB ficou preenchida de pessoas acompanhando a apuração

 

Das 147 Amobs que participaram, em 13 delas houve mais de uma chapa disputando. Em alguns momentos, as contagens foram acirradas, com os concorrentes acompanhando de perto, voto a voto. Foi o caso da eleição para a associação do De Zorzi I, que teve a apuração encerrada às 17h45min, e o anúncio da reeleição do presidente Luís Rocha e do vice Claudiomiro Guedes. Por 67 votos a 40, a chapa 1 derrotou a chapa 2, composta por Claudecir Ignacio Cardoso e Terezinha Corrêa.

“Eu estou há seis anos cuidando do bairro, tentando, junto ao poder público e às pessoas que simpatizam e me apoiam, levar melhorias de infraestrutura e projetos da questão de educação, iluminação pública, asfalto. A gente está contente, satisfeito com esse resultado, porque vai ter oportunidade de dois anos a frente demonstrar mais o que pode ser construído junto à comunidade”, afirmou Rocha.

Ele mencionou, como um dos objetivos do seu mandato para a comunidade do De Zorzi I, a construção de uma escola estadual “para que a comunidade da região leste seja assistida e tenha esse respaldo do poder público”.

Por outro lado, o adversário de Rocha, Claudecir Ignacio Cardoso, respondeu que irá recorrer o resultado e pedir novas eleições para a Amob por suposto desaparecimento de fichas de associados, que não teriam conseguido votar neste domingo.

Além de lideranças comunitárias, estiveram presentes na apuração representantes da política caxiense. A deputada federal Denise Pessôa (PT) e o deputado estadual Neri, o Carteiro (PSDB) acompanharam os resultados. Auxiliaram na contagem dos votos o presidente da Câmara, Zé Dambrós (PSB) e os vereadores Lucas Diel (PDT) e Lucas Caregnato (PT). Ainda passaram pelo local o vereador Renato Oliveira (PCdoB) e o 2° suplente do PSB, Edi Carlos, além do secretário da Habitação, Wagner Petrini (PSB).

Eleitos em disputas de chapas

Amob – Chapa vencedora (votos) – Chapa(s) derrotada(s) (votos)

BELO HORIZONTE – EBERSON MOTTA (131) – LINDOMAR VELHO (52)

CENTENÁRIO II – AMARILDO BORBA (71) – BRUNA DA SILVA (43) e LORI CABRAL (29)

CINQUENTENARIO I I – ROBSON SILVEIRA (180) – LUIS PINTO (55)

DE ZORZI I – LUIS ROCHA (67) – CLAUDECIR CARDOSO (40)

FORQUETA – SANDRA BONETTO (512) – DAGOBERTO JUNIOR (69) e DAVI PEREIRA (32)

PLANALTO FRENTE – VANDERLEI BAHIA (72) – EOCIR RIBEIRO (46)

SAGRADA FAMÍLIA – Segundo a Comissão Eleitoral, a urna não foi entregue para contagem dos votos. Concorriam para a Amob as chapas de Marcos Varella e a de Cesar Oliveira.

SERRANO – JUSTINA RIBEIRO (244) – JOSE SILVEIRA (57)

TIJUCA – IVONE OCCHI (65) – FELIPE DA SILVA (61)

LOT. CONQUISTA – VIVIANE RIBEIRO (250) – ZILMA DE MATTOS (82)

LOT. PARAÍSO CRISTAL – OSIEL DA CRUZ (67) – ARI DOS SANTOS (23)

LOT. POPULAR MARIANI – DIEGO DOIS (286) – HELOISA SANTOS (121)

LOT. VITÓRIO TRES – SANDRA SANTOS (68) – LUIS SOARES (55)