Nesta sexta-feira (28) foi protocolado na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul um pedido de cassação contra o vereador Lucas Caregnato (PT). Conforme o denunciante, o eleitor Lucas Ribeiro Suzin, a solicitação fundamenta-se no decreto-lei 201/67, que regimenta os pedidos de cassação, e na Lei Orgânica do Município. Confira o documento completo clicando aqui.
Conforme o documento ocorreu quebra de decoro na confusão durante audiência pública que debateu o futuro da Maesa (confira a matéria do desentendimento), o evento ocorreu na de terça-feira (25) no prédio da prefeitura, sendo que na oportunidade o vereador do PT abriu a porta do auditório para a entrada de manifestantes, sendo impedido por alguns organizadores, entre eles, cargos de confiança da atual administração, além disso, provocou tumulto com agressões verbais contra a chefe de gabinete, Grégora Fortuna dos Passos ( registrou boletim de ocorrência policial).
Votação em plenário
A admissibilidade da solicitação devera ser votada na sessão da próxima terça-feira (2), já que este tipo de ação tranca a pauta da casa legislativa, conforme o decreto-lei 201/67, sendo que, o andamento é o mesmo do processo de cassação em andamento o vereador Sandro Fantinel. Se aprovada a admissibilidade, é constituída por meio de sorteio uma comissão processante, com prazo de até 90 dias para enviar parecer à Mesa da Câmara.