As primeiras horas de votação em Caxias do Sul seguem dentro da normalidade. A juíza da 136ª Eleitoral, Taíse Velasquez Lopes, concedeu entrevista coletiva na manhã deste domingo (2) fazendo um balanço das primeiras horas. Até o momento duas urnas precisaram ser substituídas, uma com problemas no teclado do eleitor, na escola Ester Benvenutti e a outra com o visor do terminal do mesário que estava queimado, na escola Clemente Pinto.
Conforme a juíza uma outra situação foi observada no colégio Cristóvão de Mendonça em uma questão de acessibilidade de um eleitor. A seção na qual ele votava estava no segundo andar da instituição e para acessar o local o eleitor precisou do auxílio da Brigada Militar.
“Passei agora pela manhã por algumas zonas eleitorais e observei algumas filas normais e pontuais, que nós já esperávamos. Foram registrados alguns atrasos, em decorrência da substituição das urnas, onde as pessoas tiveram que aguardar alguns minutos para retomar a votação normal”, relata a juíza.
Até o momento não há denúncias de crime eleitoral. Conforme Taíse, a situação relatada é de santinhos espalhados pelo chão, nas proximidades de locais de votação, em diversos pontos do município. “O promotor eleitoral também estava circulando pelo município, observando essas situações e já está tomando as devidas providências”, relatou.