Caxias do Sul

Economista defende reformas e medidas de austeridade para retomada da economia

economista-chefe da Quantitas Asset Management, Ivo Chermont Prochnik, defendeu reformas em reunião-almoço na CIC. (Foto: Ricardo de Souza/Grupo RSCOM)
economista-chefe da Quantitas Asset Management, Ivo Chermont Prochnik, defendeu reformas em reunião-almoço na CIC. (Foto: Ricardo de Souza/Grupo RSCOM)

O economista-chefe da Quantitas Asset Management, Ivo Chermont Prochnik, foi o convidado desta segunda-feira, dia 28, na reunião-almoço da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul. Na ocasião, Prochnik defendeu que somente as medidas de austeridade e as reformas trabalhista e da previdência podem fazer com que o Brasil retome o crescimento econômico.

Ivo Prochnik defendeu reformas em reunião-almoço na CIC. (Foto: Ricardo de Souza/Grupo RSCOM)

Na opinião do economista, a grande recessão econômica brasileira teve seu ápice no início de 2016. Desde então, apesar de ainda apresentar diversos problemas, a economia do país começa a demonstrar sinais de retomada. Por isso, ele comemora a projeção de que o Brasil deve crescer 0,6% em 2017. “Você não passa por um terremoto e uma semana depois está morando em sua casa de novo. Nós estamos saindo de um país que contraiu 3,5% por dois anos consecutivos, então acho que 0,6% de crescimento em um ano já é razoável”, afirma.

Para o economista, no entanto, as eleições presidenciais do ano que vem serão fundamentais para decidir o rumo do país. Ele defende que é preciso manter a agenda de reformas e medidas de congelamento de gastos públicos para que os números voltem a animar o setor empresarial, mas reconhece que há outro projeto sendo construído. “O projeto será interrompido em outubro do ano que vem, então o Brasil tem duas opções: ou dá continuidade a esse projeto acreditando nele e aí acho que a gente tem a perspectiva desse ciclo ser sustentável, ou a gente elege alguém que, na nossa opinião, vai fazer a gente dar dez passos atrás”, defende.

Diante desse cenário de incertezas, a CIC e a CDL apresentam o desempenho econômico de Caxias do Sul para o mês de julho. O encontro ocorre nesta terça-feira, dia 29, na CIC.