Autoridades dos Estados Unidos afirmaram nesta quinta-feira, 6, que dois cidadãos russos fugiram do serviço militar, chegaram de barco ao Alasca e pediram refúgio no país americano.
No último mês, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou uma mobilização militar parcial para a guerra na Ucrânia. Por conta disso, milhares de russos fugiram, para outros países, para não serem recrutados. De acordo com o gabinete da senadora Lisa Murkowski, que representa o Alasca, os dois cidadãos russos alegaram buscar asilo no exterior para evitar o serviço militar obrigatório. Ambos foram achados próximo de uma cidade do Alasca, a cerca de 64 quilômetros da costa russa.
O governador do Alasca, Mike Dunleavy, disse que os russos continuarão sendo interrogados. A mobilização de Putin em Moscou, na capital da Rússia, provocou protestos em cidades de diversas regiões do país. A invasão da Rússia na Ucrânia começou em 24 de fevereiro. No entanto, o governo ucraniano, no mês passado, fez um contra-ataque e recuperou áreas perdidas.
*Fonte Jovem Pan
Confira ainda no Portal Leouve
Traficante Jarvis Chimenez Pavão é condenado a 23 anos de prisão em Caxias do Sul
O Tribunal do Júri absolveu Jarvis Chimenez Pavão da acusação de homicídio qualificado e o condenou por tráfico e associação para tráfico de drogas. O Conselho de Sentença, formado por duas mulheres e cinco homens, reuniu-se na tarde desta quinta-feira (6) depois de mais de dois dias de julgamento em Caxias do Sul. A sessão foi presidida pelo juiz federal substituto Rafael Farinatti Aymone.
O réu foi condenado à pena privativa de liberdade de 23 anos, 8 meses e 20 dias de reclusão, em regime inicial fechado, cujo cumprimento só iniciará após o fim da pena que ele já está cumprindo, uma vez que Pavão encontra-se recolhido na Penitenciária Federal de Brasília (DF). (Reportagem completa no link acima)