Na manhã desta sexta-feira (28), foram presos três suspeitos de envolvimento em saques ocorridos durante a enchente de maio em Eldorado do Sul, dos quais dois integram a Defesa Civil municipal. Um terceiro acusado foi identificado como participante direto dos saques. A ação foi realizada pela Polícia Civil e Brigada Militar.
Os dois servidores da Defesa Civil foram flagrados em vídeos usando uma retroescavadeira para derrubar muros de uma empresa de alimentos, permitindo que uma multidão saqueasse o local. A máquina utilizada era arrendada pela prefeitura para trabalhos relativos à enchente.
Em uma residência, foram encontrados produtos suspeitos de serem provenientes dos saques. As prisões dos dois servidores foram por furto qualificado, enquanto a do terceiro homem foi por roubo, devido à coação dos funcionários da empresa saqueada.
A operação, denominada Improbus, foi comandada pela delegada Luciane Bertoletti e envolveu 40 agentes, resultando também no cumprimento de três mandados de busca e apreensão.
A operação segue a Cronos, realizada em maio, que prendeu nove pessoas e apreendeu toneladas de materiais saqueados, causando um prejuízo estimado em R$ 30 milhões.
*Com informações de Agora no Vale