Com a chegada da pandemia, muita coisa mudou, inclusive nossos hábitos e rotinas. Por passar mais tempo em casa, muitas pessoas que antes não liam, ou até mesmo os próprios amantes da leitura, passaram a consumir mais livros, tendo essa atividade como um hobbie, uma forma de passar o tempo em meio a confusão do mundo externo.
Estimular a leitura é uma peça fundamental para que as pessoas ampliem seus horizontes e possam ser mais criativas na vida e em seu ambiente de trabalho. Além disso, a leitura promove melhorias na escrita e no pensamento crítico. Para a fundadora do Instituto Taru, Jaqueline Pivotto, a leitura é um caminho apaixonante e que promove ciclos positivos para a pessoa em questão: “Entende-se que a grande mudança no desenvolvimento, conhecimento e a transformação partem da leitura. Quando a pessoa gosta de ler, ela se apaixona e nesse momento, acontece uma transformação positiva. Ela leva para um caminho de sabedoria, conhecimento, e autoconhecimento também”, salienta.
Infelizmente, a prática da leitura ainda não é muito comum e presente na vida dos brasileiros. Segundo dados de um estudo realizado no ano de 2018 pelo Instituto Pró-livro, 44% da população não tem a prática de ler e 30% nunca comprou um livro. A prática da leitura é algo que vem de casa, normalmente estimulado pelos pais ainda durante a infância.
Em contrapartida, destes 30%, uma percentagem representa pessoas que não tem condições de adquirir um livro. Para isso, existem doações de Institutos e até mesmo o reaproveitamento de livros vindo por parte das livrarias, físicas e digitais, conhecidas como Sebos.
Reaproveitamento
Para quem não conhece ou nunca ouviu falar, sebos são livrarias que comercializam livros usados por um valor mais acessível. Além de livros, é possível encontrar em algumas unidades, CDs, discos, revistas, gibis, entre outros produtos culturais.
Esse estilo de livraria possibilita que a leitura alcance mais pessoas. Nesses locais, você pode doar ou vender seus livros usados, para que as histórias que você já leu possam ser lidas por outras pessoas. Essa é uma ótima alternativa para quem quer gastar menos, além de ser uma forma sustentável de estimular a leitura.
Doações
Outra forma de levar a leitura a diante é por meio das doações. O Instituto Taru realiza doações de livros para escolas e instituições, com o intuito de levar o amor pela leitura a todos e todas, independente da classe social.
Se você tem algum livro parado na estante, passe a diante. Devido à pandemia e ao distanciamento social, o Instituto está buscando as doações diretamente na casa das pessoas. Então, se você quiser doar um livro, seja ele didático ou de histórias, é só entrar em contato com os responsáveis pelas redes sociais da organização: Facebook ou Instagram.