
Interditada em setembro do ano passado, a ponte sobre o Rio das Antas no km 95,7 da BR-116, em São Marcos, poderá ser liberada para o tráfego de veículos nos próximos dias. A travessia liga o município à Campestre da Serra. Segundo o prefeito de São Marcos, Evandro Kuwer, a estrutura precisa de uma vistoria do órgão responsável, ainda com data a definir, para se confirmar a liberação.
O engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Vacaria, Daniel Bencke, disse que a ponte não tem data exata para liberação. “A última concretagem ainda não atingiu a cura (resistência) ideal. Estamos aguardando e provavelmente semana que vem devemos liberar, mas ainda sem dia exato”, explica.
O engenheiro alerta que uma suposta liberação no sábado, dia 24, circulando em posts de redes sociais, não procede. “Esse tipo de informação falsa pode comprometer as obras da ponte caso alguém queira passar, podendo levar a uma nova interrupção”, salienta.
Enquanto a estrutura não estiver liberada, os motoristas precisam optar pelas rotas alternativas. No caso de Caxias do Sul/ Vacaria a opção é a ERS-122. Já entre São Marcos/ Vacaria a orientação é seguir pela VRS-315. Tanto o local da interdição quanto as rotas estão com sinalização para orientação dos condutores.
PRF emite nota de esclarecimento sobre a liberação da Ponte do Rio das Antas
Estão circulando em alguns grupos e redes sociais imagens da Ponte do Rio das Antas na BR-116 em São Marcos, como se ela já estivesse concluída e inclusive com data de liberação para o tráfego de veículos. A PRF esclarece que, apesar de a obra da ponte já estar em sua fase final, ainda não há data para a liberação da via naquele local. Existem procedimentos que ainda necessitam ser executados para que a obra seja concluída e a rodovia seja liberada com segurança para a circulação de veículos.
A PRF está em constante contato com os responsáveis técnicos pela obra e assim que houver uma previsão de data para a retomada do tráfego no local informaremos neste grupo.
*PRF