Últimas notícias

Divulgado os laudos sobre as larvas em alimentos na UPA Zona Norte, em Caxias

(Foto: Upa Zona Norte / Divulgação)
(Foto: Upa Zona Norte / Divulgação)


No dia 04 de fevereiro de 2022, foi feita uma denúncia por parte dos funcionários da UPA Zona Norte, em que teriam recebido carne com larvas. A denúncia foi encaminhada e a reportagem do Portal Leouve fez a publicação da mesma. 

Na tarde desta quarta-feira (16), a Prefeitura Municipal se manifestou dizendo o seguinte:

“A Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul recebeu os laudos de análise de amostras de alimentos enviados ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). As amostras foram recolhidas no refeitório dos funcionários da UPA Zona Zorte após a Vigilância Sanitária ter recebido uma denúncia no início de fevereiro.

Os laudos encaminhados pelo Lacen informam que “não foram encontradas matérias estranhas” nos alimentos. Em relação às larvas em um pedaço de carne, o Lacen informou no laudo que “tratam-se de larvas de mariposa, cujos adultos são popularmente conhecidos como traça dos cereais” e que, “devido ao estado de conservação das mesmas sugere que a contaminação muito provavelmente ocorreu após o preparo (cozimento) do alimento”.

A amostra de alimento foi recolhida de um prato onde havia a comida fornecida pela empresa responsável pelas refeições e também uma porção de arroz levada por uma funcionária, ou seja, que não havia sido oferecida no refeitório naquela ocasião. Ou seja, as larvas não são oriundas da carne.

Naquela mesma data foi realizada vistoria no refeitório e nas dependências da empresa responsável, não sendo constatadas irregularidades. A SMS reforça que a Vigilância Sanitária mantém sua atuação habitual e que denúncias devem ser formalizadas por meio do Alô Caxias.”