Comportamento

Divórcios aumentam 8% no RS em 2021

Foto: Litoral na Rede
Foto: Litoral na Rede


Acesso ao computador e uma videoconferência com o tabelião de notas de preferência são agora o caminho mais rápido para quem quer se divorciar no Rio Grande do Sul. Em meio à crise sanitária causada pela covid-19 e o lançamento, em julho de 2020, da plataforma e-Notariado, os Cartórios de Notas gaúchos registraram 6.343 divórcios digitais em 2021.

O número registrado no ano de 2021 é 8% maior que o verificado em 2020, quando foram lavradas 5.866 escrituras de divórcios nos tabelionatos de notas. No Brasil, os cartórios registraram em 2021 o recorde histórico de divórcios — 80.573 — desde o início da série em 2007.

Em números absolutos, o Rio Grande do Sul foi o estado que registrou o segundo maior crescimento de divórcios em 2021: 477 mais que no ano anterior Em 2019, foram praticados 6.345.

Os dados constam da Central de Serviços Eletrônicos Compartilhados (Censec), plataforma de dados administrada pelo Colégio Notarial do Brasil (CNB/CF), entidade que reúne os 8.580 cartórios de notas do país onde, desde 2007, é possível realizar separações, divórcios, inventários e partilhas.

“O período de maior de convivência contínua entre casais por conta do isolamento social teve reflexos nesse aumento das dissoluções matrimoniais. A prática do ato em meio digital durante a pandemia facilitou o acesso à oficialização do processo de divórcio. Podemos observar essa maior facilidade na vida do usuário que não precisa mais se deslocar ao Tabelionato para ter concretizada sua vontade, podendo utilizar inclusive o aparelho celular”, destaca o presidente do CNB/RS, José Flávio Bueno Fischer.

Como fazer um divórcio online

Para realizar o divórcio em Cartório de Notas o casal deve estar em comum acordo com a decisão e não ter pendências judiciais com filhos menores ou incapazes. O processo pode ser realizado de forma totalmente online, por meio da plataforma e-Notariado, onde o casal, de posse de um certificado digital emitido de forma gratuita por um Cartório de Notas, poderá declarar e expressar sua vontade em uma videoconferência conduzida pelo tabelião.

*Fonte Litoral na Rede