Comportamento

Diocese de Caxias do Sul articula ações para a V Jornada Mundial dos Pobres

Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet

A V Jornada Mundial dos Pobres ocorre neste final de semana em Caxias do Sul. A data é celebrada sempre no segundo domingo de novembro, que, em 2021, será no dia 14, com o tema: “Sentes compaixão?” e o lema “Sempre tereis pobres entre vós” (Mc 14,7).

A proposta é que no final de semana dos dias 13 e 14 de novembro, as paróquias do município realizem a coleta de alimentos não perecíveis e de roupas para que sejam destinados às famílias mais necessitadas que são atendidas pelos serviços de caridade das comunidades.

Nas paróquias de Caxias do Sul o pedido também é por garrafinhas de água mineral. Além disso, cada paróquia, de acordo com a sua realidade, poderá mobilizar outras atividades para solidarizar-se com tantos irmãos e irmãs necessitados de ajuda.

De acordo com o padre Paulo Nodari, durante a situação atual, com mais de 12 mil famílias passando necessidade no município, toda ajuda é bem vida.

“Nós sabemos que existem muitas pessoas nessa hora que estão precisando, eu inclusive recebi agora de manhã o comunicado que há duas famílias aqui na região que não tem nada pra comer, não tem nem sequer gás para fazer a alimentação. Então tem muitas pessoas, muitas famílias, que tem essa urgência”, relata.

Além das doações que serão arrecadadas no final de semana dos dias 13 e 14 de novembro, em Caxias do Sul, a Diocese, juntamente com a Pastoral das Pessoas em Situação de Rua, que também é responsável pela Hospedagem Solidária, realizará uma ação com as pessoas em situação de rua no domingo, 21 de novembro.

A ação ocorrerá a partir das 09h30min, no Salão da Paróquia São Pelegrino. Na oportunidade, os Médicos do Mundo estarão oferecendo atendimento médico, odontológico, de corte de cabelo, podologia, dentre outros. Serão oferecidos o café da manhã e o almoço e, na oportunidade, atendendo ao chamado do Papa Francisco, será realizado o momento de escuta dos pobres para o Sínodo dos Bispos 2021-2023.

“Quando um irmão ou irmã nosso não tem condições de uma vida digna e justa, nós todos precisamos nos colocar diante dessa situação, pedir perdão a Deus e aos nossos irmãos e lutarmos para que haja mais condições justas e dignas para todos”, conclui o padre.