Diminuiu de 460 mil para 418 mil o número de clientes sem luz por conta da passagem do ciclone extratropical, nas áreas de atuação da CEEE Grupo Equatorial (350 mil) e da RGE (68 mil). Conforme a primeira concessionária, as regiões mais afetadas pelo problema são a Metropolitana (270 mil com interrupção na energia elétrica) e Litoral Norte (74 mil).
Especificamente sobre os municípios, os mais atingidos pela falta de luz na área da CEEE são Porto Alegre, Viamão, Alvorada, Guaíba, Cidreira, Capão da Canoa, Mostardas e Imbé. Os prazos para a solução das ocorrências dependem da complexidade de cada caso. Para restabelecer o fornecimento, são necessários, em algumas ocasiões, os seguintes serviços:
– deslocamento e acesso de equipes às localidades com fornecimento interrompido, em alguns casos, dificultados pelas próprias ocorrências, alagamentos e dificuldade de trânsito;
– atividades em parceria com outros órgãos públicos (Defesa Civil, órgãos municipais, Corpo de Bombeiros, etc.), já que alguns serviços prestados são interligados e envolvem várias atividades;
– isolamento da área afetada, retirada de objetos e reconstituição de postes quebrados e de toda a rede elétrica.
Nas partes do Estado atendidas pela RGE, Gravataí, São Leopoldo, Dois Irmãos, Esteio, Canoas, Novo Hamburgo e Cachoeirinha são as regiões com mais clientes sem luz. A empresa informa ainda, que algumas áreas estão alagadas, impedindo o restabelecimento da energia. A concessionária alerta para ninguém tocar em fios partidos ou galhos de árvores caídos sobre a rede elétrica.
Na CEEE, mais informações podem ser obtidas por meio dos seguintes canais de comunicação:
• Site: https://ceee.equatorialenergia.com.br/;
• Tel.: 0800 721 2333;
• Para falta de energia, SMS 27307, que deve ser preenchido com a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora (UC), encontrado no canto superior direito da fatura de energia;
• Whatsapp Clara (51) 3382-5500, para solicitar religação e informar falta de energia (basta adicionar o telefone à sua lista de contatos).
Já RGE possui os seguintes canais:
• SMS com o SEU CODIGO (que consta na conta de energia elétrica) para o número 27350;
• WhatsApp: (51) 99955.0002;
• Site: www.rge-rs.com.br;
• App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS);
• Call Center: 0800 970 0900.
Fonte: Correio do Povo