O dia dos pais, celebrado no próximo domingo (3), deve gerar 10% de aumento nas vendas do comércio, em Bento Gonçalves. A estimativa é resultado de levantamento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade.
A perspectiva acompanha projeção nacional, feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). De acordo com o órgão, a data deve ter volume de vendas de R$ 7,67 bilhões, representando crescimento de 2,2% em relação a 2022. Já a pesquisa encomendada pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), e realizada pelo Datafolha, indica que o brasileiro deve desembolsar, de ticket médio, R$ 176 pelos presentes.
Ainda de acordo com o estudo da Abecs, 71% dos consumidores preferem realizar compras em lojas físicas. O dado reforça a importância do varejo local e é destacado pelo presidente do CDL-BG, Marcos Carbone. “Percebemos o protagonismo das lojas físicas na preferência do consumidor, não apenas em datas comemorativas. A projeção otimista se dá pela confiança que o comércio local vem recebendo dos consumidores locais devido ao excelente mix de produtos ofertados e pela excelência no atendimento prestado”, comenta.
Quarta data mais importante do comércio, atrás apenas do Natal, Dia das Mães e Dia das Crianças, o Dia dos Pais é sempre muito esperado por lojas como a Catera Esportes, localizada no Centro de Bento Gonçalves, com foco no público adulto masculino. “Estamos apostando em 10% de aumento neste Dia dos Pais por ser uma data que, tradicionalmente, é bastante relevante para nós, pois nossos produtos têm foco no público masculino”, relata a gerente Lenice Dal Mas.