A geração de empregos diretos e indiretos é um dos principais impactos positivos dos empreendimentos de infraestrutura. Em referência ao Dia do Trabalhador, comemorado em 1º de Maio, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) destaca as ações realizadas para potencializar este efeito nas obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC.
Previsto no Plano Básico Ambiental (PBA), o Programa de Utilização de Mão de Obra Local visa promover a absorção de trabalhadores de Timbé do Sul (SC) e municípios vizinhos nas oportunidades geradas no segmento catarinense da rodovia. A iniciativa tem como princípio a concepção do trabalho enquanto instrumento de cidadania, priorizando a inclusão daqueles em situação de maior vulnerabilidade social e mais diretamente impactados pelo empreendimento.
Desde quando começou as obras, em 2016, o quadro técnico efetivo do Consórcio Construtor conta, em média, com 70% de mão de obra da região. No auge das atividades construtivas, o empreendimento chegou a dispor de cerca de 300 trabalhadores mobilizados, entre efetivos e terceirizados. Hoje, no atual estágio das obras, a equipe é de 56 colaboradores.
Os trabalhadores recebem treinamentos e capacitação por parte da construtora, com o objetivo de orientá-los sobre os principais elementos do projeto, da estrutura de gestão, bem como das obrigações quanto aos aspectos de saúde, segurança do trabalho e meio ambiente.
A Gestora Ambiental também realiza, por meio do Programa de Educação Ambiental, atividades que visam levar aos profissionais uma reflexão sobre a importância do trabalho que executam e, sobretudo, de como é fundamental realizá-lo com cuidado, respeitando a comunidade e o ambiente do entorno.
Informações e imagens Amanda Montagna