Comportamento

Dia do Psicólogo: "A psicoterapia é um processo de autoconhecimento", diz especialista

Dia do Psicólogo: "A psicoterapia é um processo de autoconhecimento", diz especialista

Nesta sexta-feira, dia 27 de agosto, é celebrado o Dia do Psicólogo, um profissional cada vez mais essencial na sociedade moderna. E nessa data, nada melhor do que falarmos sobre um dos temas mais abordados no meio psicológico: a terapia.

Até os dias atuais, infelizmente a terapia segue sendo tratada por muitos como um tabu. Muitas pessoas pensam que só precisam procurar ajuda psicológica em casos extremos, mas isso está longe de ser verdade, pois ela nos ajuda muito no dia a dia, em todos os quesitos da nossa vida.

A psicóloga Ana Paula Lundgren explica como, na verdade, a psicoterapia é um processo essencial para todos os seres humanos, pois ela permite que a pessoa conheça a si mesma verdadeiramente. “A psicoterapia é um processo de autoconhecimento que, na minha opinião, todas as pessoas deveriam fazer. Hoje ela não está mais associada a ter algum tipo de problema ou dificuldade. Até um tempo atrás o que acontecia? As pessoas tinham algum momento das suas vidas que era mais difícil, mais complicado ou então tinha uma dificuldade na escola, no trabalho ou nas suas relações e por conta disso elas eram orientadas a buscar um psicólogo”, explica.

Leia mais

4 dicas para evitar o cansaço mental causado pela exposição excessiva às telas

A psicóloga relata que, atualmente, as pessoas estão começando a desmistificar a terapia, entendendo que podem e devem procurar auxílio psicológico sempre que sentirem vontade de partilhar as suas coisas com alguém, para se sentir melhor, se conhecer, conhecer seus limites, suas dificuldades e poder assim viver melhor e ter mais qualidade de vida.

“O processo de psicoterapia permite que a gente possa entrar em contato com tudo aquilo que temos no nosso interior e que muitas vezes nem sequer sabemos, coisas essas que vão impactando a nossa vida e fazendo com que nós repitamos situações e atitudes sem saber o porquê”, relata. “Esse é o foco de uma psicoterapia, é poder entender porque nós repetimos padrões comportamentais que não nos fazem bem e que nos colocam em sofrimento.”

De acordo com a especialista, o processo pode ser lento, levando meses ou anos, mas com o atendimento adequado, a psicoterapia pode elevar o patamar de vida das pessoas, porque a medida que elas conhecem a si mesmas, conseguem fazer escolhas melhores, que obviamente irão lhes proporcionar um nível maior de tranquilidade e harmonia na vida.