Nesta quinta-feira (12) comemora-se o Dia do Diretor Escolar, este profissional que trabalha dobrado em prol do bem estar dos alunos, professores e comunidade em geral. A direção de uma unidade educacional é composta por professores que precisam coordenar todos os demais professores e funcionários, resolver problemas internos e externos, além de equilibrar as finanças, tudo isso respeitando a legislação.
Em homenagem a estes profissionais, a reportagem do Portal Leouve conversou com três integrantes de diretorias de escolas de Caxias. A diretora da EMEF Renato João Cesa, Aline Letícia Rech de Abreu, a vice diretora do turno da manhã da EMEF Professor Nandi – Luís Fernando Mazzochi, Giovana Pozzer Luciano e Tattiane Andreia Giacomin Molon, gestora na EEEF Ismael Chaves Barcellos.
As diretoras contaram sobre seus desafios diários, como trabalham na resolução de problemas como a segurança, por exemplo, além de falar sobre as situações que envolvem a pandemia e o retorno das aulas. As três declararam que a profissão envolve muita responsabilidade e dedicação de horas de trabalho.
De acordo com Aline de Abreu, a responsabilidade é imensa e nenhum dia é como o outro. “No caso da EMEF Renato João Cesa, são 850 alunos e cai nas nossas mãos, sendo necessário um equilibro constante, entre responder os pais, ajudar alunos, colegas. As vezes está tudo muito calmo e do nada vem um temporal, porque aconteceu algo em uma sala de aula”, relata.
Tattiane Molon completa falando sobre a importância da escola no crescimento das crianças. “A Escola Ismael atende o Ensino Fundamental nas séries iniciais e finais. O aluno entra criança e sai adolescente. E durante todo este período a escola precisa garantir que haja acesso aos diferentes conhecimentos”, comenta.
Aline resume que além das funções de educação ainda “existe toda a infraestrutura e financeiro e não temos formação pra isso porque somos professores. A diretoria é um constante aprendizado, e penso que pra resolver tudo é com muito diálogo, com bom senso”.
Giovana Pozzer, vice-diretora da escola Nandi, complementa que “toda manutenção também é de responsabilidade da equipe diretiva. É preciso ter esse olhar para elencar as demandas. Existe também muita questão burocrática, documentação necessária para que tudo ocorra dentro das normativas”.
As professoras comentam que a segurança tanto dos professores, quanto dos alunos, em ambiente escolar é um assunto que demanda muita atenção. Giovana afirma que os desafios são diários. “Precisamos estar a par da aprendizagem para entrar em contato com as famílias. Quando há desavenças entre estudantes, é a equipe diretiva que promove e tenta resolver a situação em casos mais graves”, explica.
Já Tattiane ressalta que a violência nas escolas se expressa de diferentes formas e é necessário uma preocupação direcionada a este assunto. “Cabe ao diretor prover ferramentas para que o corpo docente utilize a Educação como o mais sério propósito de não permitir que a violência se incorpore à rotina escolar”.
Pandemia e as mudanças na educação
Em meio a pandemia, a rotina na educação também sofreu grandes mudanças. Os professores precisam trabalhar com duas vertentes. A primeira de forma online, com materiais audiovisuais aos alunos que possuem acesso a internet. Já para aqueles que não possuem contato virtual, os professores montam atividades impressas que são entregues nas escolas. Segundo a diretora Aline, todos os links produzidos pelos professores passam pela mão da direção para a distribuição ao alunos. “Eu fico muito mais tempo na escola, mas é necessário no momento, estamos fazendo o melhor possível com o recurso que foi disponibilizado”, relata.
Tattiane Molon conclui que com o retorno das aulas presenciais, o que está previsto ainda para este ano letivo, será possível debater o assunto. A gestora explica que haverá a possibilidade de trazer para a sala de aula a discussão sobre a percepção de mundo dos alunos sobre este momento e motivar o aprendizado para além da pandemia e a médio e longo prazo não deixar lacunas.
A EMEF Renato João Cesa, fica localizada na Rua Giacomo Nicoletti no bairro São Caetano. A EMEF Professos Nandi – Luís Fernando Mazzochi, é localizada na Rua Darci João Fachini,no bairro Desvio Rizzo e a EEEF Ismael Chaves Barcellos é em Galópolis.