Caxias do Sul

Dia da Árvore terá plantio e distribuição de mais de 1,7 mil mudas em Caxias do Sul

Programação organizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente prevê ações na Praça Dante Alighieri e em parceria com entidades

Dia da Árvore terá plantio e distribuição de mais de 1,7 mil mudas em Caxias do Sul. l Foto: Fabiano Provin
Dia da Árvore terá plantio e distribuição de mais de 1,7 mil mudas em Caxias do Sul. l Foto: Fabiano Provin

O Dia da Árvore é celebrado no dia 21 de setembro. Para marcar a data, diversas atividades envolvendo entidades e instituições de ensino serão realizada em Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA).

Ao todo serão plantadas 715 mudas de árvores. A programação se inicia às 10h de quinta-feira, na Praça Dante Alighieri, quando serão distribuídas ao longo do dia (até 17h) outras mil mudas. As espécies que contemplam a iniciativa são guabirobeira, cocão, ingá, cerejeira, canela amarela, camboatá vermelho, erva-mate, aroeira vermelha, chal chal, cedro, murta e tarumã.

No Parque dos Macaquinhos haverá o plantio de 70 mudas numa parceria com alunos do Colégio São José. Ainda pela manhã serão repassadas ao 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (3º GAAAe) 450 mudas para serem plantadas na área militar. À tarde estão previstas outras cinco ações: nos distritos de Santa Lúcia do Piaí e Fazenda Souza; na Escola Infantil Estrela Brilhante; na Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no bairro Cidade Nova; e na sede da Universidade Estadual do RS (Uergs), no bairro Cinquentenário.

Em caso de chuva não haverá distribuição de mudas na Praça Dante Alighieri, sendo a atividade transferida para outra data a ser divulgada; e as ações de plantio serão realizadas de forma simbólica junto aos parceiros. O secretário do Meio Ambiente, João Uez, explica que as mudas a serem destinadas para as ações serão fornecidas pela Siviero Empreendimentos Imobiliários, de Veranópolis, por meio de compensações.

“ O plantio de árvores é uma necessidade para o meio ambiente e para a humanidade como um todo. É importante destacar que o plantio deve ser feito de forma cuidadosa e planejada, levando em consideração as espécies nativas e as condições dos locais”, comenta Uez.